Geral

Projeto Samu nas Escolas orienta moradores sobre primeiros socorros

04/10/2016
Projeto Samu nas Escolas orienta moradores sobre primeiros socorros
Equipe do Projeto Samu nas Escolas esteve no Condomínio Artemísia, no bairro do Feitosa. (Foto: Arnaldo Santtos)

Equipe do Projeto Samu nas Escolas esteve no Condomínio Artemísia, no bairro do Feitosa. (Foto: Arnaldo Santtos)

A equipe do Projeto Samu nas Escolas esteve no Condomínio Artemísia, no bairro de Feitosa, em Maceió. O propósito foi orientar os estudantes do local sobre como fazer os primeiros socorros em casos de acidentes e quando e como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado.

Para isso, estudantes de Medicina, Enfermagem e Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que integram o projeto, deram orientações sobre como prestar os primeiros socorros a vítimas de acidentes com substâncias tóxicas, a exemplo da ingestão de água sanitária por crianças. Eles também ensinaram como proceder no caso de engasgos, choque elétrico, desmaios, quedas e queimaduras.

Ainda durante a ação, os integrantes do Projeto Samu nas Escolas chamaram a atenção dos pais para que orientem seus filhos sobre a problemática dos trotes. Isso porque, das cerca de 60 mil ligações recebidas mensalmente, 70% são trotes, o que acabam comprometendo o trabalho dos socorristas.

“Levar as informações do Projeto Samu nas Escolas para um condomínio foi gratificante porque os moradores puderam tirar as dúvidas sobre diversos temas”, salientou Maria Goretti Bastos, assistente social do Samu Maceió. Ela enfatizou que a principal finalidade da ação “foi justamente sensibilizar os moradores e jovens sobre a importância do Samu e também para que o índice de trotes diminua, uma vez que eles atrasam o atendimento a quem realmente precisa”, informou.

Para o morador do Condomínio Artemísia Lucas Rocha, a participação dos moradores foi produtiva, pois além dos adultos, muitas crianças também participaram da ação e interagiram com os acadêmicos. “As informações passadas foram muito importantes porque tiraram muitas dúvidas sobre vários temas, especialmente sobre engasgo e queimadura e também sobre as consequências nocivas que os trotes causam”, destacou.