Cidades

Professor da Universidade da Califórnia conhece o Canal do Sertão

19/10/2016
Professor da Universidade da Califórnia conhece o Canal do Sertão
Professor Medellin-Azuara (terceiro à esq.) defende teses que ampliam irrigação em regiões secas; ele partilhou de seu conhecimento com alunos no Centro de Tecnologia da Ufal. Ascom

Professor Medellin-Azuara (terceiro à esq.) defende teses que ampliam irrigação em regiões secas; ele partilhou de seu conhecimento com alunos no Centro de Tecnologia da Ufal. Ascom

O professor e pesquisador Josue Medellin-Azuara, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, esteve em Alagoas para dar início a uma cooperação científica acerca do Canal Adutor do Sertão em Alagoas. O convite para a estadia do pesquisador partiu do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.

Entre os dias 14 e 17 de outubro, o professor Josue Medellin-Azuara, acompanhado do consultor da Semarh, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Valmir Pedrosa participou de atividades práticas ao conhecer a maior obra hídrica operacionalizada pelo Governo de Alagoas.

Junto à equipe da Semarh, Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e Ufal, Josue Medellin esteve na comporta de número 8 do Canal do Sertão, localizada entre os municípios de Inhapi e Olho d´Água do Casado, além de conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A obra abastece, atualmente, oito cidades do alto Sertão.

Posteriormente à visita, o professor Josue Medellin-Azuara passou algumas reflexões e impressões a respeito da gestão da água no Canal do Sertão ao incentivar maior suporte às famílias de agricultores, bem como investimentos na área da irrigação.

“Durante os dias em que conhecemos de perto a obra e o funcionamento do Canal Adutor do Sertão alagoano, compreendemos a necessidade de seguir com a organização dos usuários de água por meio de associações, além de manter com maior proximidade o suporte técnico para os agricultores familiares. Sustento isso porque precisamos de campanhas para incentivar a irrigação, ampliando assim o uso da água. Desta forma, o Canal do Sertão ampliará a sua missão que é levar água e propor o desenvolvimento social e econômico”, elencou o professor da Universidade da Califórnia.

Para o secretário Alexandre Ayres, a contribuição do professor Josue Medellin-Azuara reitera as metas arrojadas do Governo de Alagoas em atuar em prol da população sertaneja.

“Enxergamos nesta visita uma oportunidade relevante para a gestão das águas do Canal do Sertão, que é de competência da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Recebemos informações sobre pesquisas desenvolvidas pela Universidade da Califórnia no Campus Davis em forma de cooperação e que podem nos ajudar bastante aqui no Estado”, explica o secretário.

Entusiasta desta troca de conhecimentos e pesquisas entre universidade e Estado, o consultor da Semarh Valmir Pedrosa cita a expertise de Josue Medellin enquanto pesquisador dos recursos hídricos na Califórnia.

“A Califórnia é um local extremamente seco e sua produção alimentícia representa 2% do Produto Interno Bruto [PIB]. Ou seja, o investimento em recursos hídricos pode ser visto como relevante para alavancar a produção de alimentos em regiões secas, a exemplo do nosso Agreste e Sertão alagoano. Manter os incentivos para elevar a irrigação é uma das teses apresentadas pelo professor da Universidade da Califórnia”, ressaltou Valmir Pedrosa.

Além de contribuir com a Semarh durante a sua estadia em Alagoas, o professor Josue Medellin-Azuara também partilhou de seu conhecimento com alunos no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas na última segunda-feira, 17.