Cidades

Procissão de São Sebastião acontece neste sábado (29), em Jequiá da Praia

26/10/2016
Procissão de São Sebastião acontece neste sábado (29), em Jequiá da Praia

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar realiza neste sábado (29), a tradicional procissão em homenagem a São Sebastião, co-padroeiro de Jequiá da Praia. A procissão abre o calendário das festividades em homenagem ao dia de São Sebastião, comemorado em janeiro. Acompanhados por milhares de fiéis a pé e a cavalo, a caminhada é uma tradição de mais de dois séculos no município.

A procissão sairá da Igreja de Nossa Senhora do Pilar às 7h30, percorrerá as principais ruas do centro de Jequiá da Praia, atravessa a rodovia AL-101 Sul, entra pela praia de Jacarecica do Sul e segue, pela praia, até o Povoado de Lagoa Azeda, totalizando um percurso de aproximadamente 10 km. Mais de mil pessoas deverão participar.

A caminhada termina no povoado Lagoa Azeda, onde os fiéis participam de uma missa na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, comandada pelo Padre Alex Oliveira, pároco de Jequiá da Praia.

Reprodução

Reprodução

A procissão de São Sebastião é o início da maior festa religiosa de Jequiá da Praia. “São Sebastião é o co-padroeiro da cidade, mas é um santo de grande devoção. A procissão marca o início da peregrinação da imagem do Santo em Jequiá. Após a missa, em Lagoa Azeda, a imagem visita as casas. No domingo faz uma visita às casas do Centro e depois fica na igreja até o dia 06 de novembro, quando vai para São Miguel dos Campos”, disse o padre Alex.

O prefeito Marcelo Beltrão também destacou a importância da festa para a comunidade católica do município. “A caminhada em homenagem a São Sebastião é uma data marcada no calendário da cidade e da comunidade católica. São Sebastião representa muito para o nosso povo e a missão de todos é cumprir esse trajeto com bastante fé”, disse o prefeito.

Em janeiro, a partir do dia 08, a imagem de São Sebastião retorna para Jequiá da Praia, iniciando a peregrinação pelos povoados da região lagunar, até chegar no Centro, onde acontecem as noites de festa em homenagem ao co-padroeiro.