Geral

Presidente do Mama Renascer destaca fator psicológico na luta contra o câncer

04/10/2016
Presidente do Mama Renascer destaca fator psicológico na luta contra o câncer
Fator psicológico e apoio familiar são fundamentais no tratamento do câncer de mama. Divulgação

Fator psicológico e apoio familiar são fundamentais no tratamento do câncer de mama. Divulgação

O mês de outubro é considerado Outubro Rosa em campanha de combate ao câncer de mama, que é um dos mais comuns entre as mulheres. Em 2015, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou 480 novos casos no Estado. De acordo com a presidente do grupo Mama Renascer, Naydja Reis, o fator psicológico é fundamental no tratamento do câncer. O assunto foi destaque no Pauta Especial e contou com a presença da presidente.

“O nosso principal objetivo é o resgate da autoestima e fazer com que a paciente conheça os direitos que ela tem. Geralmente, a paciente chega com baixa autoestima, com muito medo, pouca informação, tanto sobre a doença como do diagnóstico, tratamento e como será a vida a partir do câncer e os direitos que ela tem. Realmente, chega sem informação nenhuma”, disse a presidente do grupo.

Naydja Reis destacou o desgaste no tratamento de câncer e sem o apoio necessário da família da paciente. “Muitas vezes a mulher chega também sem o apoio da família, tem casos do marido que abandona a mulher. Até os filhos por vezes começam a achar que a mãe vai morrer e inicia a disputa pelos bens. Isso não faz com que ela melhore com o tratamento porque o psicológico influencia muito. Se ela está com todos esses problemas, todas essas dúvidas e medos, ela vai enfrentar um tratamento, que não é fácil, muito mais desgastada.”

A entrevista completa pode ser assistida no canal do Youtube, TVE Alagoas, através do link: www.youtube.com/watch?v=zTcBQ1R9Fic.

O programa Pauta Especial vai ao ar de segunda a sexta, ao vivo às 11h30, com reapresentação às 18h30, na TVE Alagoas, canal 3 da TV Aberta e 6 da NET.