Geral

Policiais civis de Alagoas fazem protesto e param atividades por 24 horas

25/10/2016
Policiais civis de Alagoas fazem protesto e param atividades por 24 horas
Policiais civis armaram uma tenda e fizeram café na porta da Central de Flagrantes (Foto: Suely Melo/G1)

Policiais civis armaram uma tenda e fizeram café na porta da Central de Flagrantes. (Foto: Suely Melo/G1)

Policiais civis de Alagoas paralisaram as atividades por 24 horas nesta terça-feira (25). Eles promovem um ato público e café da manhã em frente à Central de Flagrantes no bairro do Farol, em Maceió. Eles cobram melhorias salariais e de estrutura nas unidades.

Segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), todas as delegacias distritais, regionais, especializadas, centrais de flagrantes e delegacias da capital e do interior vão ficar 24 horas paralisadas.

“O secretário da Seplag [Christian Texeira] não apresentou nenhuma proposta. Ele disse que iria se reunir com a categoria até o dia 27. Estamos abertos a negociações”, afirma o presidente do Sindpol, Josimar Melo.

Por meio da assessoria, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio informou que o secretário Christian Teixeira se reuniui, na tarde de segunda-feira (24), com o delegado-geral da PC, Paulo Cerqueira, para tratar do assunto.

Disse ainda que o diálogo entre o Governo e os policiais civis tem se mantido aberto desde o princípio das negociações. A Seplag informou que, mesmo em momento de crise financeira, apresentou uma proposta, que foi rejeitada pela categoria.

PEC 241/2016
A PEC 241/2016 propõe alterar o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal. Com isso, a proposta é contra qualquer forma de gasto público, não permitindo a contratação de novos profissionais, da realização de concurso público, de reajuste salarial, entre outras.

Protestos
Em setembro, policiais civis realizaram um protesto onde jogaram coletes à prova de balas no lixo que estavam vencidos há meses. A direção da Polícia Civil admitiu o problema, mas afirmou que novos coletes foram adquiridos e serão repassados para os policiais antes do final do ano.