Artigos

Pedro Raimundo de Oliveira

28/10/2016
Pedro Raimundo de Oliveira

No dia 11 de março de 2008, o Sr. Pedro Raimundo de Oliveira fez 100 anos de vida (bodas de Jequitibá). Houve, naquela época, missa festiva em homenagem ao aniversariante. A celebração eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, tendo como concelebrantes o Padre José Nascimento de Oliveira (filho do homenageado), Monsenhor José Nílton (pároco de Rio Largo), Mons. Delorizano (Pároco de Água Branca), Monsenhor Delfino (Reitor do Seminário Provincial de Maceió), Padre Thiago (Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Amparo), em Palmeira dos Índios. Padre José Augusto (Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió), Padre Motinha (Pároco de Estrela de Alagoas), Padre Aloísio (Vigário Paroquial de São Vicente, em Palmeira dos Índios) e o pároco da matriz de São Cristóvão.

A missa foi celebrada na igreja de São Cristóvão, em Palmeira dos Índios, tendo início às 9h30min, com a presença de “Seu” Pedro, muitos amigos e familiares. Cumpre destacar a presença indispensável de esposa do aniversariante: Dona Maria José do Nascimento, dedicada companheira de uma vida conjugal de 73 anos (bodas de Manjerona).

Fez a homilia o Padre José Nascimento de Oliveira e, de maneira clara e concisa, mostrou que, na verdade, o seu primeiro seminário foi seu lar. Na verdade foi no lar, onde ele aprendeu as primeiras orações, a ter verdadeira consideração ao pároco, figura austera e respeitada, mesmo pelos indiferentes à formação cristã. Dessa forma, o então José Nascimento, admirando aquele homem chamado Padre Macedo, quis ser igual a ele que vestia uma roupa especial chamada batina e celebrava missa e batizava criança. Foram apresentados os familiares de diversas gerações do homenageado, a ponto de este ter o prazer de dizer: “Meu neto dá cá teu neto”.

Camisetas foram usadas por parentes e amigos do aniversariante, onde se destacava a sua fisionomia serena com os seguintes dizeres: “Oxente – Pedro 100 – Deixe de avexo”.
Bonita, comovente e festiva celebração. Até houve quem dissesse: “Aguardemos o dia 11 de março do próximo ano”.

O que foi dito saiu no “Informativo do Movimento de Mãe Rainha”, da Paróquia da São Cristóvão, em 2008. Isso foi de minha autoria, a pedido da fundadora do aludido Informativo. Mas o tempo não para. Poucos anos depois, dona Maria José do Nascimento tem o final de sua vida terrena.
E agora, o Senhor Pedro de Oliveira veio a falecer e seu sepultamento ocorreu no dia 22 de outubro de 2016. Do casal Pedro e Maria, vieram os seguintes filhos: Monsenhor José Nascimento de Oliveira, Maria José de Oliveira, Marinete Neves, Clóvis Tomé Dias, Vera Lúcia Mitomari. Marinete Neves faleceu há vários anos e há uma escola com seu nome. Há um filho adotivo. Mas não há a menor restrição entre os outros irmãos.

Por conta da formação cristã, os descendentes do Sr. Pedro ficaram seremos e tranquilos, ainda que saudosos, diante do passamento daquela figura calma e tranquila. Ele era pessoa feliz, cuja vida era verdadeira pregação de amor e paz.

A despeito de, há vários anos, não ter a luz dos olhos, não lhe faltou a luz da fé. Que Deus o receba na mansão celeste. Lá ele pedirá pelos seus entes queridos que ficaram no chão dos seres humanos.