Geral

Parceria do Iteral viabiliza Feira Camponesa que termina neste sábado

07/10/2016
Parceria do Iteral viabiliza Feira Camponesa que termina neste sábado
Feira Camponesa começou no dia 5 de outubro e termina neste sábado, oferecendo aos visitantes uma variedade de alimentos que inclui frutas, verduras, tubérculos. Ascom/Iteral

Feira Camponesa começou no dia 5 de outubro e termina neste sábado, oferecendo aos visitantes uma variedade de alimentos que inclui frutas, verduras, tubérculos. Ascom/Iteral

Quem não foi conferir, ainda dá tempo. Termina neste sábado (8), mais uma edição da Feira Camponesa, realizada na Praça da Faculdade, no bairro do Prado. Organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), a feira tem o apoio do Governo do Estado, por meio da parceria com o Instituto de Terras e Reforça Agrária de Alagoas (Iteral).

Cerca de 90 feirantes de 21 assentamentos e três acampamentos de nove municípios movimentam a economia trazendo para a capital alimentos livres de agrotóxicos. Quem já passou por lá, aprovou a iniciativa.

Foi o caso das primas Madalena Silva e Rita Pereira. Elas moram na Pajuçara e saíram da Feira Camponesa satisfeitas com a qualidade dos produtos. “A gente percebe que tudo é natural, sem veneno. Estou levando bananas para a família toda, porque no supermercado não encontramos com esta qualidade”, disse Rita. “Estou encantada. Antes de comprar, eu pergunto como as frutas são plantadas e armazenadas. Dá para ver que os produtores não usam agrotóxicos. Isso é muito bom para a nossa saúde”, falou Madalena.

O diretor do Iteral, Jaime Silva, ressalta que o Governo do Estado não mede esforços para viabilizar a comercialização dos produtos do campo na capital, apoiando tanto a Feira Camponesa, que ocorre duas vezes por ano na Praça da Faculdade, como as feiras itinerantes, que circulam pelos bairros de Maceió todo mês.

“Nosso propósito é incentivar os produtores rurais e fortalecer a cada dia a parceria entre o governo do Estado e os movimentos sociais. A Feira Camponesa é uma oportunidade para os assentados escoarem a produção do campo e para os consumidores da capital adquirirem alimentos saudáveis”, explicou Jaime Silva.

Uma das coordenadoras da Feira Camponesa, Heloísa Amaral afirma que sem a parceria do Iteral o evento não seria possível. “O Iteral tem sido fundamental. Sem a parceria com o Iteral, os produtores não teriam como vender a produção em Maceió. Teve feirante que foi embora no segundo dia de feira porque já vendeu tudo”, comemora Heloísa, elogiando a infraestrutura fornecida pelo Iteral.

Também coordenadora da Feira Camponesa, a irmã Cícera Menezes agradece a parceria com o Iteral e diz que o evento favorece o diálogo entre os camponeses e os moradores de Maceió. “Se o campo não planta, a cidade não se alimenta”, frisa a agricultora.

Diretor do Iteral, Jaime Silva ressalta que o Governo do Estado está empenhado em acelerar os projetos que visam a reforma agrária em Alagoas, sem esquecer a necessidade de apoiar os movimentos sociais do campo para que as famílias assentadas tenham condições de plantar e comercializar os alimentos retirados da terra.

“Nosso maior interesse é fazer com que as famílias consigam ter condições dignas de sobrevivência no campo e para isso, criar meios para que possam vender o que produzem é fundamental. Por isso, o Iteral é parceiro das feiras agrárias e dos movimentos sociais que atuam no campo”, completou Jaime Silva.

A Feira Camponesa começou no dia 5 de outubro e termina neste sábado, oferecendo aos visitantes uma variedade de alimentos que inclui frutas, verduras, tubérculos, farinha de mandioca, goma, até carne de bode. A produção veio de assentamentos localizados nas cidades de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Maragogi, Branquinha, Messias, Major Isidoro, Água Branca, Murici e Passo de Camaragibe. A primeira Feira Camponesa de 2016 ocorreu em agosto e esta é a última do ano.