Geral

Parceria deve levar horta ao Presídio do Agreste ampliando oportunidades

05/10/2016
Parceria deve levar horta ao Presídio do Agreste ampliando oportunidades
Horta dá um novo ofício e oferece mais uma chance de vida aos reeducandos.Foto: Jorge Santos

Horta dá um novo ofício e oferece mais uma chance de vida aos reeducandos.Foto: Jorge Santos

Para capacitar os reeducandos e gerar oportunidades de trabalho, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem ofertado cursos profissionalizantes nos presídios. Em uma iniciativa pioneira, a Seris firmou parceria com a Emater (Empresa Estadual de Extensão Rural) para disseminar técnicas de cultivo e colheita de alimentos nas salas de aula e colocá-los em prática na horta do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, que está sendo preparada.

Os técnicos da Emater estiveram no Agreste, em julho, para analisar o terreno e a água, antes de desenvolver o projeto de implantação da horta. A previsão é que dez reeducandos trabalhem de forma permanente no local, e outros vinte participem do Curso de Agricultor.

Serão cultivadas hortaliças e seus derivados para o consumo de mais de mil servidores e apenados da unidade. O excedente produzido será doado para instituições beneficentes.

O gerente do Presídio do Agreste, Rodrigo Silva, ressalta que a capacitação transforma a vida dos apenados.

“Percebemos que havia uma área sem uso ao lado do presídio e resolvemos aproveitar o espaço. Além de ocupar a mente,com os trabalhos na horta os custodiados serão beneficiados com salário e remição de pena.Trata-se de uma grande chance para desenvolver um ofício como autônomo após cumprir a pena”, finalizou Rodrigo Silva.