Política

Padre Eraldo surpreende Carimbão e Sandes podendo levar a prefeitura neste domingo

01/10/2016
Padre Eraldo surpreende  Carimbão e Sandes podendo levar a prefeitura neste domingo

A campanha política em Delmiro Gouveia, este ano, está com uma disputa acirradíssima entre os principais candidatos às prefeituras dos municípios. Na véspera do dia votação, que acontece no domingo (2), traçamos um perfil dos maiores concorrentes deste município: Padre Eraldo, Givaldo Carimbão e Valdo Sandes.

Padre Eraldo

Padre Eraldo

O Padre Eraldo (PSD), é de Água Branca e nasceu no dia 25 de agosto de 1960. É solteiro, tem o segundo grau completo. Ele tem como meta, caso seja eleito, utilizar o Canal do Sertão para a irrigação. Assentados e pequenos agricultores serão os principais beneficiados.

Ele também quer implantar o programa de infraestrutura produtiva para fortalecer a agricultura familiar através da aquisição de tratores, máquinas de polpa, grades aradoras, enciladeiras, roçadeira hidráulica, carretas agrícolas e enfardadeiras manuais de feno. Padre Eraldo quer fazer parceria com a cooperativa dos agricultores e pescadores de Delmiro Gouveia, para aquisição de máquinas para aproveitamento integral do pescado. Implementar o Programa de Aquisição de Alimentos, com os assentados e pequenos agricultores, em parceria com o Governo Federal, é um de seus grandes objetivos, além de garantir a compra dos alimentos. Ele também quer fazer construção de Bretes comunitários para facilitar o controle de zoonoses na pecuária e ampliar e fortalecer os Bancos de Sementes, entre outras propostas. Nas pesquisas divulgadas Padre Eraldo lidera a disputa delmirense.

Givaldo Carimbão

Givaldo Carimbão

Givaldo de Sá Gouveia Carimbão, mais conhecido como Givaldo Carimbão, é candidato a prefeito de Delmiro pelo PHS. Ele nasceu em Itabi, interior de Sergipe, no dia 14 de outubro de 1957. É casado, comerciante e atualmente deputado federal pelo Estado de Alagoas, filiado ao PHS.

Carimbão foi vereador em Maceió por três mandatos entre 1989 e 1999, quando foi eleito Deputado Federal. Em 2014 foi eleito pelo PROS, mas em março de 2016 ingressou no PHS.

Carimbão é pai de Givaldo Carimbão Júnior, deputado Estadual em Alagoas, também filiado ao PHS. Se for eleito, suas principais metas são: construção do Centro de Artes e vivências (teatro, dança, técnica vocal, instrumentos, artes marciais); construção da praça do Skate; criação do programa bolsa atleta; implantação de sistema wi-fi nas praças e escolas; criação e ativação da biblioteca pública; oferecer programas de incentivo do emprego para jovens agricultores; incentivar e fomentar torneios esportivos; criação do cursinho universitário; garantir obrigatoriedade das empresas terceirizadas que prestam serviços ao poder público à contratação de no mínimo 10% dos trabalhadores beneficiados nos cursos de capacitação e qualificação promovidos pelas instituições públicas e privadas; criação de áreas públicas de lazer nas comunidades. Nas pesquisas divulgadas Carimbão aparece em segundo lugar.

Valdo Sandes

Valdo Sandes

Erivaldo Bezerra Sandes, o Valdo Sandes, é candidato a prefeito de Delmiro Gouveia pelo PSB. Ele nasceu no dia 27 de novembro de 1962, é divorciado, vereador e tem o ensino médio completo.

Foi presidente da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia por duas vezes e chegou a assumir interinamente a prefeitura por cinco meses, por causa de uma decisão judicial que afastou Lula Cabeleira e sua filha, Ziane Costa.

Valdo Sandes tem como vice o também vereador Edmilson e disputa uma eleição majoritária pela primeira vez.

Já foi aliado de Lula Cabeleira, mas saiu do grupo do atual prefeito para seguir voo próprio.

Esperava ter o apoio do governador Renan Filho em sua luta pela prefeitura, mas não obteve sucesso, porque não houve consenso entre os grupos políticos que dão suporte no município ao governador. Nas pesquisas divulgadas Sandes amarga o terceiro lugar. Ele não divulgou suas propostas de governo ao site do TSE.