Cidades

Moradores de Marechal têm acesso à informática pela primeira vez

17/10/2016
Moradores de Marechal têm acesso à informática pela primeira vez
Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica

Seis meses atrás, o motorista Roberto Alves não sabia sequer ligar um computador. Hoje, usa um fone de ouvido com bluetooth para atender o celular e já pensa em fazer um curso avançado de informática para se qualificar ainda mais para o mercado de trabalho. A mudança aconteceu ao longo do curso de informática básica oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas em Marechal Deodoro.

“Eu não sabia nem ligar e desligar o computador quando comecei o curso. Estava ficando pra trás, não entendia nada de tecnologia. O curso abriu minha mente para a informática, para a internet e para programas que facilitam a vida da gente no dia a dia”, conta Roberto, que concluiu o curso em outubro, junto com outras 43 pessoas da comunidade de Marechal Deodoro.

Voltado para jovens e adultos de Marechal que já terminaram ou estão cursando o Ensino Fundamental, o curso faz parte do Projeto Informática e Comunidade, uma ação de extensão coordenada pelo professor Gilson Oliveira. “Tivemos a ideia de oferecer esse curso depois que percebemos a dificuldade de muitas pessoas da comunidade até com a digitação básica. O formato das aulas permitiu que os alunos seguissem o seu próprio ritmo na execução das atividades, com atendimento personalizado”, explicou o professor Gilson.

O curso teve 291 inscritos, dos quais foram selecionados 60, incluindo 15 vagas para os servidores terceirizados do Campus. As turmas foram divididas entre tarde e noite. O atendimento personalizado foi realizado pelos estudantes bolsistas Allef Max, Gustavo David e Waldemir Ferreira.