Geral

Maceió vai sediar seminário sobre reúso de águas

07/10/2016
Maceió vai sediar seminário sobre reúso de águas
Maceió vai sediar, no dia 17 deste mês, o seminário “Reúso de águas como oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico no Nordeste”. O evento, que é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Seção Alagoas, reunirá especialistas do Brasil e do exterior, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas no local do evento.
Com os temas “Visão geral sobre oportunidades de reúso no Nordeste brasileiro”, “Desafios e experiências no Brasil”, “Cenário nacional e mundial sobre reúso”, “Aspectos legais sobre o reúso de águas” e “Custos e tecnologias disponíveis”, o seminário tem por objetivo apresentar experiências de sucesso no Brasil e suscitar reflexão sobre as oportunidades que podem ser encontradas no Nordeste brasileiro para utilização do reúso de águas.
“A relação do reúso com o saneamento básico é intrínseca e direta”, salienta o engenheiro civil Álvaro Menezes, diretor da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental), ex-presidente da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) e sócio executivo da GO Associados – Escritório Norte/Nordeste.
Menezes vê a necessidade da existência de sistemas de coleta de esgotos, estações de tratamento e que estas tenham módulos avançados capazes de permitir que o efluente tratado possa ser utilizado para várias finalidades, desde o uso não potável até o potável. Segundo ele, vários fatores relevam o reúso hoje a uma posição de destaque no planejamento estratégico de cidades, agências e prestadores de serviços em saneamento.
 
O seminário, de acordo com Menezes, pretende colocar em destaque as experiências, as tecnologias disponíveis, as questões regulatórias/legais e as modelagens institucionais que podem servir de exemplo para o desenvolvimento de estudos no Nordeste do Brasil.