Cidades

Maceió recebe conselheiros de Assistência Social de todo o Brasil em novembro

31/10/2016
Maceió recebe conselheiros de Assistência Social de todo o Brasil em novembro
Antônio Pinaud: no encontro serão debatidos temas relevantes da área e definidas estratégias que irão nortear as decisões dos conselhos estaduais no próximo ano(Foto: Ascom/Seades)

Antônio Pinaud: no encontro serão debatidos temas relevantes da área e definidas estratégias que irão nortear as decisões dos conselhos estaduais no próximo ano(Foto: Ascom/Seades)

A capital alagoana vai receber os conselheiros estaduais de Assistência Social do Brasil para o 36º Encontro do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas), que acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, na Escola Fazendária, em Jacarecica.

As atividades serão realizadas na Escola Fazendária de Governo e serão conduzidas pelos integrantes do Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas (Ceas-AL), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

De acordo com o secretário-executivo do Ceas-AL, Audrey Trevas, o credenciamento dos participantes terá início às 9h e segue até às 13h30. “Nesse período, acontecem as reuniões entre as mesas coordenadoras, a comissão organizadora e as secretarias executivas dos conselhos estaduais, que vão debater o andamento do encontro”, explicou Trevas.

A abertura oficial acontece às 13h30, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Fábio Bruni; do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e representantes dos conselhos estaduais.

Na sequência, o Ceas-AL e a Seades fazem apresentações sobre o trabalho executado em Alagoas, seguidas por um debate. O primeiro dia de atividades será encerrado por um painel conduzido pelo ex-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), José Rodrigues, conselheiro estadual do Mato Grosso.

No dia 10, a programação aborda a temática ‘Comunidade Tradicionais, Gênero e Diversidade nos Programas de Assistência Social’, em painel apresentado pelo Ceas-AL. Em seguida, a técnica da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Solange Teixeira, debate ‘O Papel do Controle Social nos Programas de Transferência de Renda’.

No dia 11, o 36º Encontro do Fonaceas será encerrado com a oficialização da Carta de Maceió, onde serão registradas as diretrizes definidas durante as atividades, e a posse da nova direção do CNAS, que será eleita pela manhã.

O secretário Antônio Pinaud destacou a importância da realização do evento em Alagoas. “Nesses três dias, Maceió será a capital brasileira da Assistência e do Desenvolvimento Social, onde serão debatidos os temas mais relevantes da área e definidas as estratégias que irão nortear as decisões dos conselhos estaduais no próximo ano. Estamos honrados em receber os representantes de todos esses conselhos em nosso Estado”, disse o secretário.