Política

Lyra recebe prefeito eleito de Delmiro e garante parcerias com ações nas áreas técnica e educacional

19/10/2016
Lyra recebe prefeito eleito de Delmiro e garante parcerias com ações nas áreas técnica e educacional
Lyra recebe prefeito eleito de Delmiro e garante parcerias com ações nas áreas técnica e educacional

Lyra recebe prefeito eleito de Delmiro e garante parcerias com ações nas áreas técnica e educacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, recebeu nesta terça-feira, 18, a visita do prefeito eleito do município de Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, Padre Eraldo. Acompanhado do deputado estadual Ronaldo Medeiros, o novo prefeito veio à Fiea discutir parcerias nas áreas de formação técnico-profissional e de Educação.

“Queremos a ajuda da Indústria para construir o desenvolvimento de nosso município”, disse Padre Eraldo, demonstrando conhecimento de ações que o Sistema Fiea executa em Alagoas, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nas áreas de formação técnica e responsabilidade social.

Ele incluiu a Indústria do Conhecimento na lista de projetos com os quais sua administração pode formalizar parceria, a partir de janeiro do próximo ano. As Unidades Sesi Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, estruturados de forma a atender lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. São mais de 2 mil títulos à disposição dos usuários. Em Alagoas, a Fiea já implantou essas unidades em mais de 30 municípios.

O próximo poderá ser Delmiro Gouveia, disse o empresário José Carlos Lyra, no encontro com o futuro prefeito. O dirigente da Fiea declarou que a Indústria alagoana tem interesses em investimentos naquela cidade, considerando o Polo de Confecções que já construiu no município, que leva o nome do empresário Carlos Lyra.

Além de galpões para desenvolvimento de pequenos e médios negócios, a Fiea, por meio do Sesi e Senai, mantém lá uma escola de formação, com duas turmas prestes a se formarem, e perspectiva de ampliação. “Precisamos concluir algumas etapas, como a garantia de transporte para a área onde estamos instalados, e oficializar a lei de incentivos fiscais para atrair investidores”, revelou José Carlos Lyra.

A reunião com o prefeito eleito se estendeu por quase duas horas, e foi considerada positiva tanto por Padre Eraldo quanto pelos dirigentes da entidade da Indústria. Um dos resultados foi a realização de estudos sobre a vocação e potencialidades do município, para que o Senai analise oportunidades de implantação de cursos técnicos profissionalizantes.

Ao final do encontro, o presidente José Carlos Lyra agradeceu a visita e se colocou à disposição de Padre Eraldo para contribuir com o desenvolvimento de Delmiro Gouveia. “Nosso compromisso é com o crescimento da economia. Apoiamos as iniciativas que visam o desenvolvimento de Alagoas, com paz e justiça social”, declarou, destacando o comprometimento do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas, empresário Francisco Acioli, presente à reunião, com as ações voltadas para o desenvolvimento da indústria têxtil de Delmiro. O diretor regional do Senai, Marben Loureiro, também participou do encontro na Fiea.