Geral

Linda Mascarenhas retoma 100% da sua programação a partir deste mês

20/10/2016
Linda Mascarenhas retoma 100% da sua programação a partir deste mês
Espaço Cultural Linda Mascarenhas se prepara para voltar a atender o público com 100% de sua capacidade. Ascom

Espaço Cultural Linda Mascarenhas se prepara para voltar a atender o público com 100% de sua capacidade. Ascom

Depois de um período de funcionamento limitado, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas se prepara para voltar a atender ao público com 100% de sua capacidade. Tendo passado por uma extensa e detalhada reforma, graças a uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (Seduc), o aparelho cultural do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) voltará à normalidade de suas atividades neste mês de outubro, com uma reabertura que acontecerá nesta sexta-feira (21), durante as solenidades de homenagem aos servidores estaduais da Educação.

Desde 2015, o Espaço Linda Mascarenhas vem funcionando apenas com pequenos eventos, de público reduzido, como oficinas de teatro e de música clássica, reuniões de grupos profissionais e da sociedade civil organizada, workshops, oficinas de editais, conferências e ensaios. A reforma chegou por meio de um convênio celebrado entre IZP e Seduc. Toda a parte elétrica do teatro foi refeita, assim como a impermeabilização do teto, pintura, recuperação de carpetes e cadeiras, reparos hidráulicos, conserto de portas e a aquisição de novos aparelhos de ar condicionado.

Para o diretor-presidente do IZP, Roberto Amorim, é preciso destacar a exitosa parceria do Instituto com a Seduc. “A educação e a cultura têm muito a comemorar com a reabertura do Linda: são áreas que devem caminhar juntas. A partir dessa parceria, vamos poder desenvolver projetos com artistas locais e trabalhar diretamente com estudantes e professores que estão dedicados a aprender a partir da cultura”, comemora Amorim.

Para o presidente do IZP, a reabertura do espaço confirma a importância dessa linha de atuação. “Esta gestão do IZP entende que trabalhar com educação é uma vocação do Linda Mascarenhas, além de ser um equipamento voltado a artistas locais, que encontram aqui abrigo e apoio para desenvolver as suas atividades, num mercado que é repleto de dificuldades”, avalia Amorim.

Com a casa nova, o Gerente do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, Junior Almeida, espera reforçar o foco de atuação teatro. “Espero que o Espaço Linda volte a ser um ponto de convergência da produção artística do nosso Estado e do público que admira essa produção, dando ênfase a um trabalho direcionado a estudantes da rede pública estadual”, destaca Almeida.

Para este mês de outubro, além da solenidade de homenagem aos servidores da Educação, a programação do Espaço Linda Mascarenhas inclui aulas do projeto Orquestra Jovem de Alagoas, oficina de teatro, shows do grupo Malacada e de Edi Ribeiro, ambos pelo projeto Palco Aberto.

Confira a agenda:

21/10 – Evento da Seduc-AL em homenagem ao servidor estadual da Educação

22/10 – Projeto Palco Aberto – Show do grupo Malacada

27/10 – Projeto Palco Aberto – Show de Edi Ribeiro

Terça e quinta: Oficina de Teatro com Carlos Alberto Barros
Segunda, quarta e sexta: Projeto Orquestra Jovem de Alagoas