Geral

Judoca Renglis Xavier é convocado para treinos com a seleção sub-21

24/10/2016
Judoca Renglis Xavier é convocado para treinos com a seleção sub-21

Renglis Galdino Xavier é um dos maiores talentos do judô em Alagoas. Aos 17 anos, ele já coleciona alguns títulos nacionais e o desempenho tem despertado a atenção dos integrantes da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Nesta segunda-feira, o alagoano se junta a mais 31 judocas de outros estados para participar de um treinamento de campo pela seleção sub-21. E esta não é a primeira vez dele. O jovem já integra o time sub-18 do Brasil e analisa a evolução adquirida ao longo dos anos e das convocações nacionais.  

– Ganho muita experiência. A partir desses treinos, vou evoluindo. É muito aprendizado, porque quanto mais gente diferente, mais coisas novas você aprende – resume. 

O critério para a escolha dos atletas se deu pelo potencial que têm para as categorias futuras. Eles foram selecionados pelas participações em competições nacionais em 2016. Metade do número é de meninas; a outra metade, meninos. Segundo comunicado da CBJ, ganharam vaga os 1º, 2º, 3º e 5º colocados na Taça Brasil, os dois primeiros colocados no Brasileiro sub-18 e os três melhores do torneio nacional para a categoria sub-21. Renglis conquistou, justamente, o bronze entre os atletas até os 21 anos. 

Renglis Xavier judo (Foto: Arquivo pessoal Ricardo Sérgio)

Serão cinco dias de trabalhos em Pindamonhangaba, litoral norte de São Paulo. De lá, podem sair atletas para representarem o Brasil na próxima temporada em competições internacionais. Para Renglis, em especial, os treinos também vão servir como preparação para os Jogos Escolares da Juventude, realizados entre 10 e 19 de novembro, em João Pessoa. O judoca está concentrado no planejamento para subir no pódio para ficar com o primeiro lugar. A maior conquista na categoria foi uma prata, em 2013. No ano passado, ele ficou na quinta colocação.

– Fico essa semana no treinamento de campo, depois volto para Maceió e na outra semana já é a competição. Assim, não perco o ritmo. Essa convocação me estimula ainda mais, e dessa vez serão os meus últimos Jogos Escolares. Com fé em Deus, conquisto um ouro.