Geral

IMA monitora focos de queimadas nas APAs de Murici e Pratagy

04/10/2016
IMA monitora focos de queimadas nas APAs de Murici e Pratagy
IMA verifica ocorrência de quatro focos de queimadas com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ascom

IMA verifica ocorrência de quatro focos de queimadas com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ascom

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) fazem nesta terça-feira (4) fiscalização e monitoramento nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Murici e Pratagy. A equipe verifica ocorrência de quatro focos de queimadas com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Amanhã o monitoramento acontece na APA de Santa Rita.

Desde setembro o monitoramento de focos de queimada tem sido intensificado pelo órgão ambiental. A ação acontece devido ao aumento de incidência em período de safra da cana de açúcar, que coincide com a época de diminuição das chuvas em Alagoas.

O monitoramento conta com o apoio do Inpe, que fornece os dados colhidos via satélite, identificando os pontos onde há ocorrência de focos de queimadas. Segundo a assessora da APA de Pratagy, Heloisa Oliveira, serão verificados dois locais em Messias e outros dois em Joaquim Gomes, situados na APA de Murici.

Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, afirma que, através do monitoramento, é possível verificar o total de área queimada e qual tipo de vegetação atingida. “No local as assessoras poderão identificar os responsáveis, aplicar as medidas legais para a infração, ocasionando multa em caso de flagrante”, explica.

Segundo Esdras Andrade, geógrafo e gerente de Geoprocessamento do IMA, conforme a lei nº 7454 de 2003, a Queima Controlada deve ser autorizada pelo órgão ambiental. “Nós emitimos uma autorização prévia para que sejam realizadas as queimadas de forma regular. É necessário que a atividade atenda às condicionantes impostas na legislação”, afirmou.

Para receber autorização de Queima Controlada, usineiros e proprietários rurais devem se dirigir ao IMA com o relatório da programação para análise técnica. Áreas que estiverem com pendências de pagamento da safra anterior precisam ter suas dívidas sanadas para que possam receber a autorização de queima no próximo período.

Além do auxílio feito pelo Inpe, o IMA ainda conta com apoio do Sistema de Georreferenciado de Monitoramento de Ocorrências na Rede Elétrica, da Eletrobras, e da população através de denúncias.

Em caso de queimadas irregulares, é possível fazer denúncias através do aplicativo IMA Denuncie, disponível para smartphones, ou pelo canal verde, no número 0800 082 1553.