terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Notícias

In:

Greve em bancos foi encerrada, mas longas filas continuam

Por Lucianna Araújo
Longas filas se formaram em frente à Caixa hoje (10) pela manhã.

Longas filas se formaram em frente à Caixa hoje (10) pela manhã. (Foto: Lucianna Araújo/Tribuna do Sertão)

Os bancários encerraram a greve, que durou 31 dias, na última quinta-feira (6|) e as agências começaram a funcionar normalmente na sexta-feira (7). De lá para cá, enormes filas têm se formado em frente aos bancos, a exemplo da Caixa Econômica Federal (CEF) em Palmeira dos Índios, agreste de Alagoas. Pela manhã, as longas filas de espera apontavam que o dia seria cheio dentro da agência.

A dona de casa Maria do Carmo Santos disse que desde a sexta-feira tenta pagar um boleto e não consegue. “Aliás, eu tento pagar desde a greve. Sei que eles lutam por melhores salários, mas isso atrapalha a vida da gente. E depois, a gente é que tem que pagar os juros dos boletos, pois ninguém quer saber de greve não. Quer é o pagamento em dia”, reclamou.

Longas filas se formaram em frente à Caixa hoje (10) pela manhã. (Foto: Lucianna Araújo/Tribuna do Sertão)

 (Foto: Lucianna Araújo/Tribuna do Sertão)

Mas a greve ainda continua em algumas agências da Caixa espalhadas pelo Brasil. A proposta ofertada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que reajusta os salários em 8%, mais abono de R$ 3.500, aumento de 10% no vale refeição e no auxílio creche e babá, além de 15% no vale alimentação e aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas, foi rejeitada nos estados do Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em Alagoas, a proposta da Fenaban foi aceita durante uma assembleia realizada na sede do Sindicato dos Bancários, na quinta-feira (6), em Maceió. O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor/IBGE), e 1% de aumento real.

Compartilhe:
Tags: ,,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com