Cidades

Governo promove reforma e pintura nas casas de moradores de grotas

06/10/2016
Governo promove reforma e pintura nas casas de moradores de grotas

Cores que proporcionam vida nova à população carente. É isso que o Governo do Estado vem fazendo por meio do Pequenas Obras, Grandes Mudanças, programa gerido pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Cerca de cem famílias estão sendo beneficiadas com a recuperação e pintura de suas casas nas grotas do Pau D’Arco, Iraci e Aterro, todas elas com escadarias, pontilhões e passeios em fase de acabamento.

Cícera Regina da Conceição, moradora da comunidade da Iraci, localizada no Benedito Bentes, na parte alta da capital, comemora as obras realizadas pelo Governo do Estado. Somente na comunidade de Cícera, 34 casas receberam serviços de melhoria como reboco e pintura.

“As casas que foram pintadas ficaram lindas. Desde as escadarias até a pintura, toda essa mudança foi ótima. Só tenho a agradecer ao governo. Hoje, a grota tem outro visual”, comemora a moradora.

Cícera é uma das moradoras que aprova ação do Estado.Fotos: Adaílson Calheiros

Cícera é uma das moradoras que aprova ação do Estado.Fotos: Adaílson Calheiros

A arquiteta da equipe técnica da Setrand, Liane Almeida, explica que o processo de escolha das cores se deu com o auxílio de uma assistente social, visando atender as necessidades específicas de cada morador.

“Fizemos um levantamento nas grotas e percebemos que as casas precisariam ser pintadas para que dessem ‘vida’ ao local, beneficiando diretamente as pessoas. Criamos uma palheta de cores para eles pudessem escolher que mais gostassem. Eles adoraram a ideia e aceitaram de imediato”, conta Liane Almeida.

Ainda segundo a arquiteta, as cores são essenciais para o bem estar dos moradores. “Nas grotas, poucas casas são pintadas. A maioria não tinha reboco, era tijolo exposto. As cores dão vida à comunidade, melhoram a qualidade de vida e autoestima desse povo que é tão carente”, completa a arquiteta.

Para Francisco Silva, morador da grota da Iraci há mais de 25 anos, as obras incentivaram seus negócios locais. “Antes as casas não tinham reboco, as escadarias quebradas. Hoje não mais. A região está melhor depois das obras. Eles perguntaram qual cor queria, escolhi azul, ficou lindo, estou muito satisfeito e feliz. Espero conseguir recuperar os dois inquilinos que tinha e perdi devido à crise”, conta.

O engenheiro da Setrand, Paulo Bandeira, relata como se deu o processo até a pintura das residências. “Até chegar à fase de pintura, outros benefícios foram proporcionados, levando em consideração as necessidades de cada casa, realizando, por exemplo, melhorias como reboco, chapisco e outros pequenos serviços”, explicou Bandeira.

Na grota do Pau D’Arco, no Jacintinho, a pequena Thauane Vitória da Silva, de apenas oito anos de idade, conta que as obras melhoraram a mobilidade das crianças na comunidade. “Aqui era muito ruim pra brincar, era apertado, a gente corria o risco de cair. Agora melhorou, está mais bonito, as casas coloridas, ficou lindo”, conta.

O programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças recupera e constrói escadarias drenantes, pontilhões e passeios em onze comunidades carentes até o momento. Além disso, promove serviços de engenharia como muros de arrimo, para conter a encostas, por exemplo.

Na grota do Aterro, na comunidade do Novo Mundo, os moradores já aproveitam os benefícios de um cenário totalmente transformado. “O Pequenas Obras, Grandes Mudanças chegou na hora certa porque a coisa estava feia. Antes nós convivíamos com o esgoto aberto e o lamaçal tomava conta em período de chuva. Hoje, a nossa realidade é outra”, comemora Cristóvão Venâncio do Nascimento, morador da grota do Aterro há 19 anos.

O programa

As obras de mobilidade urbana do Pequenas Obras, Grandes Mudanças já contemplam onze comunidades de Maceió. Além da grota do Pau D’Arco, Iraci e Aterro, o programa atende as comunidades de Alto da Boa Vista, Macaxeira, Arroz, Pica-Pau, Piabas, Cigano, Canaã e Edvaldo Franco.

Em todas essas comunidades estão sendo construídas e recuperadas escadarias, pontilhões – ambas com corrimão, e implantados passeios, canaletas e muros de arrimo. O objetivo é que até o fim da gestão Renan Filho, todas as 76 grotas da capital sejam atendidas pelo programa, beneficiando 250 mil maceioenses. A previsão é que sejam construídos 23 quilômetros de escadarias, 29 mil m² de passeios e 69 pontilhões.