Geral

Gestões municipais ressaltam atuação de Rozangela Wyszomirska na Sesau

31/10/2016
Gestões municipais ressaltam atuação de Rozangela Wyszomirska na Sesau
Atuação de Rozangela Wyszomirska foi decisiva para o funcionamento do Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, que atende usuários de Alagoas, Pernambuco e Bahia. Carla Cleto e Olival Santos

Atuação de Rozangela Wyszomirska foi decisiva para o funcionamento do Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, que atende usuários de Alagoas, Pernambuco e Bahia. Carla Cleto e Olival Santos

O caráter técnico implantado pela médica Rozangela Wyszomirska na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem despertado a atenção de vários prefeitos alagoanos. Além de imprimir uma relação próxima com todos os gestores municipais, independente de siglas partidárias, a gestora criou programas inéditos e desenvolveu projetos que estão qualificando a estrutura da saúde pública em Alagoas.

A postura firme e transparente da secretária tem sido exaltada por prefeitos do Agreste, Sertão e Litoral do Estado. Isso porque, nestas regiões, o Governo do Estado e a Sesau vêm realizando os maiores investimentos dos últimos 30 anos, para qualificar indicadores e melhorando o acesso dos usuários às políticas de saúde, seja nas áreas de vigilância, promoção, atenção primária e, inclusive, na média e alta complexidade.

Um dos pontos destacados pelos gestores municipais tem sido o fortalecimento dos hospitais do interior, visando assegurar que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam atendidos na região de origem.

O prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva, ressaltou que a atuação de Rozangela Wyszomirska foi decisiva para que o Hospital Clodolfo Rodrigues, que atende usuários de Alagoas, Pernambuco e Bahia, permanecesse em pleno funcionamento.

“A secretária é uma técnica extremamente competente e sempre se mostrou solícita as nossas demandas. Para a manutenção do Hospital Clodolfo Rodrigues, a Sesau assegura o repasse de R$ 1,4 milhão mensais, imprescindíveis para o funcionamento da unidade”, pontuou Mário Silva.

O prefeito de Maragogi, Henrique Peixoto Cavalcante, também ressaltou que a parceria com o Governo do Estado e a Sesau foi fundamental para conseguir investimentos estruturantes para a cidade. “Um exemplo disso foi a implantação da UPA. A secretária Rozangela sempre se mostrou uma profissional atenciosa e atenta aos nossos pleitos”.

UPAs

E, além da atuação contundente de Rozangela Wyszomirska para fortalecer os hospitais do interior do Estado, que também tem beneficiado municípios de grande porte, como União dos Palmares, a secretária contribuiu para a abertura das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió, Maragogi e São Miguel dos Campos, entregues aos municípios, mas que não funcionavam.

De forma determinada, a gestora lutou para realizar a licitação dos equipamentos que faltavam e assegurou o repasse financeiro para o funcionamento dessas unidades. E, graças ao entendimento com o governador Renan Filho, desde a abertura das duas UPAs de Maceió, a Sesau tem repassado a cota de recursos que cabe ao Estado e ao governo federal.

Ação destacada pela secretária de Saúde de Delmiro Gouveia, Geonice Peixoto. Segundo ela, o funcionamento da UPA de sua cidade só foi possível graças à atuação de Rozangela Wyszomirska. “A parceria com a gestora da Saúde estadual foi fundamental para o funcionamento da unidade. Essa integração também tem sido fundamental para assegurar a reforma do hospital”, pontuou.

E o município sertanejo também foi beneficiado com o Serviço de Telemedicina. Além de funcionar na UPA de Delmiro Gouveia, está presente na Santa Casa de São Miguel dos Campos e nas duas Unidades de Pronto Atendimento de Maceió, disponibilizando eletrocardiogramas para pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio.

O Serviço de Telemedicina assegura que o exame seja feito nestas unidades e, por meio da internet, as imagens são enviadas instantaneamente até o Hospital do Coração de Alagoas (HCOR/AL).