Geral

Fundação busca parceria com IFAL Palmeira dos Índios para construção de casas de alvenaria

26/10/2016
Fundação busca parceria com IFAL Palmeira dos Índios para construção de casas de alvenaria

Exibindo logo alcance.jpg

Na tarde desta terça feira 25, o CEO da Alcance Foundation no Brasil Landstayner Quintela Passos esteve reunido com Diretora Geral do Campus Palmeira dos Índios Ana Quitéria Meneses, a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, professora Sheyla Marques e o professor  da instituição Marcos André Rodrigues da Silva Júnior, a fim de buscar parcerias para o melhoramento do PROJETO CASA SOLIDÁRIA, que visa construir casas de alvenaria em substituição as de taipas em comunidades de extrema vulnerabilidade social no agreste e sertão de Alagoas.

Exibindo PROJETO CASA SOLIDÁRIA 2.jpg

O PROJETO CASA SOLIDÁRIA da Alcance Foundation, deu início as suas atividades na comunidade indígena de Poço da areia, situada na cidade de Pariconha que fica a 311 Km da capital alagoana, onde apenas duas casas da comunidade são de alvenaria, a energia elétrica chegou na comunidade a pouco mais de 6 anos, não existe sistema de água encanada e saneamento básico, até os banheiros são escassos a todas as casas da comunidade.

Pensando em situações semelhantes ao desta comunidade, a Alcance Foundation está construindo casas que possuam um custo máximo de R$ 6.500,00. A primeira casa do projeto teve início este mês e está com a obra praticamente finalizada com previsão de conclusão no início de novembro.

Concomitantemente, a Alcance Foundation tem buscado parcerias com instituições públicas e privadas que possam auxiliar no aperfeiçoamento do projeto e execução destas casas. Assim, buscou contato para firmar acordo de mutua cooperação com o Instituto Federal de Alagoas, Campus Palmeira dos Índios por saber que o campus possui cursos de nível médio em Edificações e superior em Engenharia Civil, já que os alunos deste curso atuam em projetos de pesquisa e extensão desenvolvendo tecnologias na área da Construção Civil, como exemplo, um tijolo ecológico de baixo custo e fácil produção. Inclusive, sendo destaque no programa do Luciano Huck no ano de 2013.

O objetivo da Fundação é lançar um novo desafio a esses alunos, eles terão a tarefa de desenvolver uma casa sustentável, modelo para nossa realidade, que consiga ser construída a baixo custo, além de ser uma captadora de água e reuso desse recurso. Não será uma tarefa fácil, mas muito estimuladora, pois terão um ingrediente vital para tais criações, a vontade de ajudar ao próximo e mudar a realidade do nosso sertão e agreste. Nasci em família pobre e após ir para São Paulo vi as portas se abrirem para mim enquanto sertanejo, pude ir a lugares que nunca pensei chegar. Hoje moro na Carolina do Sul e busco através de meus contatos adquirido ao longo dos anos ajudar pessoas, vi em Estrela de Alagoas a chance de iniciar o projeto piloto de mudança radical da realidade do nordeste brasileiro, juntamente com Landstayner Quintela Passos o CEO no Brasil e equipe, temos buscado parcerias inovadoras que possam nos ajudar a mudar está realidade. Finaliza o CEO do Alcance Foundation Internacional, Maciel Marques.