Cidades

Fapeal intensifica apoio à Uneal, com foco no interior do estado

04/10/2016
Fapeal intensifica apoio à Uneal, com foco no interior do estado
Uneal e Fapeal estão alinhados no propósito de promover conhecimento no interior.Fotos: Tárcila Cabral

Uneal e Fapeal estão alinhados no propósito de promover conhecimento no interior.Fotos: Tárcila Cabral

Nesta segunda metade de 2016, o Estado de Alagoas vem sendo contemplado com uma série de encontros científicos. A Terra dos Marechais tornou-se espaço para diversas ocasiões de cunho acadêmico que fazem parte do calendário de eventos apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A Fapeal está em pleno exercício, financiando 33 reuniões científicas, até o momento, por intermédio do edital de Apoio à Organização de Eventos Científicos (AORC).

O 4º Encontro Acadêmico da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), no Campus Universitário Zumbi dos Palmares, foi um dos selecionados, ofertando uma semana acadêmica com minicursos, debates e grupos de trabalho.

“O diferencial deste ano foi depositar um peso maior de prioridade as ações de fomento à ciência e tecnologia no interior do estado, para os pesquisadores que vieram à região atraídos por concursos públicos”, alega Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal.

O presidente, em conjunto da equipe gestora da Uneal, esteve na mesa de abertura do evento, após visitas às obras do novo campus, em construção.

Aprendizagem

O encontro foi organizado por professores e estudantes e está em sua 4ª edição, fortalecendo ações extracurriculares aos cursos ofertados no campus, que são Letras e Geografia.

A coordenadora do evento, Jane Barbosa, doutora em Geografia Humana, explica os objetivos da jornada: “Nós preparamos uma reunião acadêmica anual no campus, porque a universidade busca realizar uma integração das licenciaturas. A finalidade é reunir os alunos e fazer junto a eles um momento de reflexão e divulgação do que vem sendo produzido pelos cursos”.

O reitor da Uneal, Jairo Campos, destacou a relevância de um trabalho associado de ações entre a universidade e a Fapeal no contexto de implementar a pesquisa interiorana.

“Hoje, nós organizamos o Encontro Acadêmico do campus de União dos Palmares com o apoio da Fapeal, e isto é emblemático, pois anteriormente a Uneal era acostumada a realizar eventos com certas limitações de incentivo. O que demonstra uma relação de aproximação entre fundação e a universidade, estabelecidas como prioridade”, frisou o reitor.

A semana tem programações planejadas até o dia 8 de outubro, e a estimativa de público para este ano é de aproximadamente 300 estudantes. Para os alunos que ainda não realizaram a inscrição e desejam participar, elas podem ser feitas através do site http://eacuneal.wixsite.com/2016.

Tags: