Cidades

Estado e Ministério do Meio Ambiente discutem revitalização do Rio São Francisco

04/10/2016
Estado e Ministério do Meio Ambiente discutem revitalização do Rio São Francisco
vitalização do Rio São Francisco volta ser tema central entre o Governo de Alagoas e o Ministério do Meio Ambiente. Divulgação

Revitalização do Rio São Francisco volta ser tema central entre o Governo de Alagoas e o Ministério do Meio Ambiente. Divulgação

Construir propostas para a revitalização do Rio São Francisco será tema de debate na próxima quinta-feira (6), a partir das 10h, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A discussão acontece junto a representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

De acordo com o secretário Alexandre Ayres, representantes do Departamento de Revitalização das Bacias Hidrográficas do Ministério trarão à baila das discussões eixos temáticos acerca do “Plano Novo Chico”. Nesta terça-feira (4), o secretário se reuniu com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Funasa e Codevasf para alinhar as demandas que devem ser direcionadas ao Governo Federal.

“Naturalmente, a Semarh tem defendido mais atuação por parte do Governo Federal para a revitalização do Rio São Francisco. Em Alagoas, alguns municípios, a exemplo de Piaçabuçu, vêm sofrendo com a salinização da água e o Governo de Alagoas, em parceria com órgãos como a Codevasf e Funasa, necessita mostrar quais as nossas propostas para sustentação de um tema tão relevante”, avalia Ayres.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, em linhas gerais, será indispensável ampliar os debates sobre o planejamento e monitoramento do Rio São Francisco, gestão ambiental, proteção e uso sustentável dos recursos naturais e saneamento e obras hídricas.

Em busca de uma atuação que seja recíproca, o Ministério do Meio Ambiente entende que as secretarias estaduais são os pontos focais acerca da revitalização. A proposição do Ministério é se reunir com as secretarias de Meio Ambiente em sete unidades da federação que tenham representatividade na Bacia Hidrográfica do São Francisco.