Cidades

Estado busca alternativas para potencializar turismo em Penedo

25/10/2016
Estado busca alternativas para potencializar turismo em Penedo
enedo tem um potencial turístico que o Governo de Alagoas deseja turbinar.Foto: Wesley Menegari/Arquivo

Penedo tem um potencial turístico que o Governo de Alagoas deseja turbinar.Foto: Wesley Menegari/Arquivo

A região Caminhos do São Francisco tem atraído um grande número de turistas devido à imponência do Velho Chico e à sua importância histórica e cultural. Penedo é uma das mais belas cidades de Alagoas e tem papel crucial para o desenvolvimento da região. Nesse contexto, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) visitou o município, nesta terça-feira, 25, com o intuito de discutir novas perspectivas para fomentar o turismo.

Penedo apresenta, ao todo, 16 hotéis e apenas dois deles possuem cadastro no Cadastur – sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Organizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com órgãos oficiais de todos os Estados do Brasil, o sistema permite que os turistas tenham acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados. Um dos intuitos da visita foi justamente cadastrar o maior número possível de hotéis.

A Sedetur também realizou o cadastro da Carteirinha do Artesão e conscientizou os artistas locais sobre a importância da regulamentação da atividade. A formatação do Centro Histórico de Penedo como produto turístico também foi uma das pautas da visita.

“Penedo tem grande importância para Alagoas, tanto por sua beleza quanto por sua história. É fundamental que sejam desenvolvidas ações para melhor estruturar a cidade e fomentar ainda mais o turismo na região”, disse a Assessora Especial da Sedetur, Sandra Villanova.