Cidades

Enfermeiros de 56 municípios são treinados sobre câncer de mama e colo do útero

18/10/2016
Enfermeiros de 56 municípios são treinados sobre câncer de mama e colo do útero

enfermeiros

Como parte do esforço para aumentar a prevenção e tratamento dos cânceres do colo do útero e de mama, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (18), uma atualização com os profissionais de Enfermagem que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) dos 56 municípios alagoanos que compõem a I Macrorregião de Saúde.

O evento ocorreu no auditório do Museu da Imagem e do Som (Misa), no bairro Jaraguá, em Maceió. De acordo com a técnica do Núcleo de Saúde da Mulher da Sesau, Carmem Nascimento, a capacitação mostrou aos profissionais as novas técnicas de diagnóstico, propiciando uma prevenção mais efetiva e a detecção precoce da doença.

“O diagnóstico precoce é essencial para que o paciente tenha maiores chances de cura e menos sequelas”, explicou Carmen Nascimento. Na ocasião, foram repassadas aos enfermeiros as informações sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

“Estamos celebrando o Outubro Rosa, que trata da prevenção e do cuidado que todas as mulheres devem ter com sua saúde”, destacou a técnica do Núcleo de Saúde da Mulher da Sesau. Carmem Nascimento explicou que o câncer de mama é um tumor resultante da multiplicação de células anormais e pode levar ao óbito.

Já o câncer do colo de útero é provocado pelo contágio do vírus HPV e pode ser prevenido através de vacinação. “A imunização é destinada a meninas com idades de 9 a 13 anos e em mulheres de 9 a 26 anos diagnosticadas com o vírus HIV. A vacina está disponível em todos os postos de saúde do Estado”, esclareceu Carmem Nascimento.

A atualização continuará na próxima terça-feira (25), com os enfermeiros do Programa Saúde da Família que trabalham nos 46 municípios que atuam na II Macro Região de Saúde. O evento ocorrerá a partir das 8h, na sede do Conselho Regional de Psicologia, no bairro Pinheiro, em Maceió.