Geral

Empresas estrangeiras querem investir no Sertão de Alagoas

17/10/2016
Empresas estrangeiras querem investir no Sertão de Alagoas

Grupos empresariais da Itália, Londres e Israel manifestaram interesse em investir em Alagoas, notadamente nos municípios do Sertão alagoano ao longo do Canal do Sertão. A informação foi repassada nesta segunda-feira (17), à cúpula da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri), durante encontro no órgão.

 

No primeiro momento de troca de informações, o representante dos grupos das empresas internacionais, Uverlan Harchoffer, manteve contato com o superintendente do Desenvolvimento Agrário da Seagri, Hibernon Cavalcante, e com o superintendente de Irrigação, Sílvio Romero.

 

No encontro foi discutida a disponibilidade de terras, valores por hectares, política de gastos e oferta de água ao longo do Canal do Sertão, densidade demográfica, entre outras questões.

 

Os técnicos da Seagri informaram que o Governo de Alagoas já disponibiliza água em 105 quilômetros do Canal do Sertão, beneficiando vários municípios, a exemplo de Delmiro Gouveia, Água Branca, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera e Inhapi.

 

O consultor Uverlan Harchoffer explicou que uma empresa da Itália pretende instalar uma vinícola na região, para a produção de vinhos tipo exportação, bem como para a produção de uvas para consumo interno e externo.

 

“Vamos tratar inicialmente das propostas de intenções entre o Governo de Alagoas, por meio da Seagri, e as empresas interessadas em investir no Sertão alagoano”, explica Uverlan Harchoffer. Segundo ele, as partes irão preparar um projeto para avaliação das demandas.

 

Investidores de Londres, segundo Uverlan Harchoffer, pretendem instalar uma empresa voltada à produção de grãos, como milho, feijão, arroz e soja, tipo exportação. Atualmente, os empresários já investem no estado de Santa Catarina.

 

O consultor informou ainda que também há interesse por parte de investidores de Israel na implantação de uma empresa voltada para as áreas de caprinocultura e piscicultura, também no Sertão de Alagoas.

 

Somente com a instalação da empresa de produção de uvas e de vinhos para exportação, a expectativa é de geração de, aproximadamente, três mil empregos diretos.

 

Dentro de 30 dias, a equipe da Seagri fará uma visita de reconhecimento no trecho do Canal do Sertão, com os representantes das empresas no Brasil.