Geral

Detran/AL oferece ajuda psicológica para candidatos à primeira habilitação

17/10/2016
Detran/AL oferece ajuda psicológica para candidatos à primeira habilitação
Pesquisa do órgão comprova que 61% das pessoas são reprovadas no teste por causa do nervosismo (Foto: Ascom/Detran)

Pesquisa do órgão comprova que 61% das pessoas são reprovadas no teste por causa do nervosismo (Foto: Ascom/Detran)

No intuito de diminuir o número de reprovados no exame prático de direção para retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Chefia de Controle de Condutores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) elaborou um projeto-piloto que visa reduzir a interferência da ansiedade dos candidatos no momento de realizar a prova.

O trabalho é feito com a psicóloga e servidora da autarquia Sueli Leão, que se reúne com pequenos grupos de candidatos para um momento de descontração e técnicas de relaxamento. Os 15 minutos antes da prova são essenciais para que o nervosismo seja amenizado e a confiança no aprendizado durante todo o processo de formação seja o principal requisito para um resultado positivo.

Em uma pesquisa feita pelo órgão foi constatado que 61% das pessoas que são reprovadas no teste consideram o nervosismo como o principal fator para a reprovação.

De acordo com a psicóloga, o candidato precisa entender que a ansiedade é normal, mas que existem métodos a serem utilizados para minimizar o nervosismo e dar uma tranquilidade maior em concluir o exame prático.

“O projeto foi elaborado para percebermos se irá ajudar o candidato a obter um resultado positivo no teste, se ele irá se sentir mais calmo e confiante. Explico para eles a importância desse momento e, logo após, fazemos exercícios de respiração e relaxamento. É possível também repassar com eles o conteúdo sobre sinalização, circulação. Fazemos todo o possível para deixá-los mais tranquilos”, ressaltou Sueli Leão.

A chefe de Controle de Condutores da autarquia, Lisiane Rocha, salienta que o Detran-AL quer detectar quais são os principais motivos de reprovação para poder trabalhar com mais propriedade, afim de mudar esses índices.

Lisiane afirma também que esse trabalho no próprio local da prova já é uma continuação dos aulões preparatórios que são feitos na sede da autarquia, com os candidatos que ainda estão tendo aulas nos Centros de Formação de Condutores (CFC’s).

Para o candidato Manuel Afonso, de 27 anos, que está tentando pela terceira vez passar na prova prática de direção, as técnicas de respiração e relaxamento o ajudaram a manter o equilíbrio e a calma.

“Diferente das outras duas vezes, nesta estou mais confiante. Sempre fiquei bastante nervoso, mas com o relaxamento e a técnica de respiração estou me sentindo bem mais calmo do que das outras vezes. Espero que esse projeto continue e mais pessoas sejam agraciadas”, concluiu Manuel.