Geral

Defesa do CRB contribui com ataque, mas está comprometendo no returno

11/10/2016
Defesa do CRB contribui com ataque,  mas está comprometendo no returno

O sistema defensivo do CRB tem passado por altos e baixos durante a Segundona. No decorrer das 30 rodadas disputadas, até agora, os jogadores que atuam na “cozinha” têm se destacado tanto pelo lado positivo quanto negativo. Entretanto, os números não são bons se for analisado o desempenho coletivo. A equipe regatiana tem a segunda defesa mais vazada da Série B, foram 44 gols sofridos – o Paraná tem é o clube que mais sofreu gols (45).

A queda de rendimento no segundo turno é um fato que pode explicar a instabilidade da defesa. Nas onze rodadas deste returno, o desempenho do CRB não anima – são seis derrotas, quatro empates e apenas uma vitória. Mas o rendimento instável vem chamando atenção há algum tempo, principalmente quando se põe em questão as vezes em que a equipe foi vazada nos dez últimos minutos de partidas e a quantidade de cartões vermelhos, números que se contrapõem ao faro de gol dos jogadores da defesa.

Defesa vazada no final

O CRB tem sofrido com o sistema defensivo. Como o restante dos setores da equipe, a defesa teve uma queda de rendimento considerável na Série B. O problema é coletivo, e o técnico Mazola Júnior luta para mudar essa questão, principalmente quando pega os números do time nos momentos finais da partida. Dos 44 gols sofridos na Segundona, 15 saíram nos últimos dez minutos.

Ao menos, em seis partidas, esses problemas tiveram participação direta na perda de pontos, basta lembrar os confrontos com o Oeste (3ª rodada), Avaí (6ª rodada), Paraná (11ª rodada), Paysandu (17ª rodada), Londrina (20ª rodada) e Atlético-GO (29ª rodada) (veja detalhadamente na tabela ao lado).

Cartões vermelhos

O CRB é o líder em expulsões na Segundona. Ao todo, onze jogadores do Galo receberam o cartão vermelho na competição, desses, sete foram distribuídos para jogadores responsáveis pela primeira linha de defesa da equipe regatiana. O alto número mostra a instabilidade do time, mesmo que o técnico Mazola Júnior, em certas ocasiões, tenha condenado a decisão dos árbitros. O zagueiro Flávio Boaventura e o lateral-direito Bocão são os líderes em expulsões – cada um tem duas. Eles são seguidos por Elton Lira, Pery e Adalberto.

Faro de gol

É importante destacar também o desempenho positivo dos jogadores de defesa do CRB quando o assunto é bola na rede. Dentre os 45 gols marcados pelo clube alvirrubro na Segundona, 12 foram dos principais jogadores do sistema defensivo. Destaque para o zagueiro Adalberto, que, mesmo fora da equipe titular por um longo período, marcou cinco e é um dos artilheiros do Galo. Além dele, marcaram: Diego Jussani (4), Flávio Boaventura (2) e Marcos Martins (1).

CRB 0 x 3 Ceará – 2ª rodada
Ewerton Páscoa (42); Bill (45)

Oeste 2 x 1 CRB – 3ª rodada
Ricardo Bueno (41)

CRB 2 x 1 Criciúma – 4ª rodada
Elvis, de pênalti (44)

Avaí 2 x 1 CRB – 6ª rodada
Romarinho (46)

Bahia 3 x 0 CRB – 8ª rodada
Hernani (37); Régis (42)

CRB 2 x 1 Bragantino – 9ª rodada
Edson Sitta (46)

CRB 1 x 1 Paraná – 11ª rodada
Robson (43)

Paysandu 2 x 2 CRB – 17ª rodada
Leandro Cearense (36); Domingues (47)

CRB 0 x 1 Londrina – 20ª rodada
Paulinho (50)

CRB 3 x 1 Oeste – 22ª rodada
Felipe Rodrigues (40)

CRB 1 x 2 Atlético-GO – 29ª rodada
Ricardo Silva (43)

Paraná 5 x 3 CRB – 30ª rodada
Nadson, de pênalti (49)