Geral

Criança consegue cirurgia para reparo de lábio leporino e fenda palatina

21/10/2016
Criança consegue cirurgia para reparo de lábio leporino e fenda palatina
Após a divulgação pelo portal TRIBUNA DO SERTÃO, e também pelas redes sociais a menina Ana Melissa, a criança que precisava de uma cirurgia urgente para corrigir uma fissura labial e reconstrução do céu da boca, finalmente foi submetida ao processo cirúrgico e passa bem. A cirurgia aconteceu gratuitamente em Arapiraca, durou aproximadamente cinco horas e Ana Melissa agora está no quarto em recuperação e  aguarda alta medica.
 
Contudo, ela vai precisar de medicamentos e alguns cuidados como alimentação. Seus pais estão desempregados e sobrevivem apenas com o dinheiro do Bolsa Família.
Quem quiser ajudar a pequena Ana Melissa basta entrar em contato através do telefone (82 99920-6767)
 
Relembre o caso
‘Uma criança de apenas dois anos precisa urgente de uma cirurgia, além de cuidados profissionais. Ana Melissa, de apenas dois aninhos, nasceu com uma malformação na boca, que resultado de uma fissura lábio palatal, que atinge os lábios e o palato (céu da boca). Além da fissura labial, ela não possui a formação completa do palato, o que dificulta a hora da alimentação.
 
Os pais da criança moram na Rua Paulo Jacinto, no município de Quebrangulo, interior de Alagoas, e sobrevivem apenas do dinheiro do programa Bolsa Família. Como eles não têm condições de pagar as despesas com a cirurgia, que custa em torno de R$ 3.500, pedem ajuda para que a filha consiga viver como uma criança normal.’
 
 
 
 Mas o que é a fissura lábio-palatal?
É uma abertura no lábio ou no palato, podendo ser completa, lábio e palato. Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato (céu da boca), enquanto o bebê está se formando, antes de nascer.
 
 
 
O lábio e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação. Nas fissuras mais comuns o lado esquerdo e o direito do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta. A mesma situação pode acontecer com o céu da boca ou palato. Em casos mais raros pode haver duas fissuras no palato, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.
 
 
Causas: Infelizmente existem poucas respostas a essa pergunta. Numa parcela pequena, tem pessoas na família com esse tipo de problema, nesse caso ocorre o que é chamado de pré-disposição genética. Ou seja, o bebê tem uma herança familiar. Na maioria dos casos não existe esta situação familiar e a ciência procura as causas possíveis que acontecem durante a gravidez; são chamadas de causas ambientais e a melhor resposta sempre será dada por um profissional da área.
 
 
O bebê pode ser alimentado corretamente?
Alguns bebês fissurados não têm problemas com relação à alimentação, outros têm dificuldades. 
 
 
O uso de mamadeiras com bicos especiais ou o posicionamento do bebê na hora da alimentação pode resolver o problema. Nesses casos a mãe deve ser orientada.
 
Os dente terão problemas para nascer e crescer no bebê fissurado?
 
 
 
Se a fissura afetar somente o lábio, provavelmente os dentes não terão problemas. Mas se a fissura atingir a gengiva, onde os dentes nascem e crescem, o bebê necessitará de cuidados com profissionais especialistas.
 
 
O bebê terá problemas para aprender a falar?
 
 
Nesse caso também haverá diferenças. Se a fissura atingir somente o lábio é improvável que haja problemas de fala. Entretanto se chegar até o céu da boca, além das cirurgias corretivas, haverá necessidade de tratamento fonoaudiológico.
O bebê terá retardamento mental?
 
 
 
Não. Não há nenhuma relação entre a fissura e o desenvolvimento mental da criança. Poderá haver algumas dificuldades de comunicação levadas pela fala ou problemas auditivos. 
 
 
O ingresso na escola é fundamental e se surgirem problemas, os serviços de psicologia e pedagogia dos serviços especializados darão respostas aos pais e professores.
Como os pais e parentes se sentem ao saber que o bebê nasceu com fissura?
 
 
 
É natural, inicialmente, que os pais tenham dificuldades de aceitar a nova situação. Os sentimentos mais puros da maternidade misturam-se com ansiedade, dúvidas, medos e sensação de culpa.
 
 
 Levar o fato ao conhecimento dos parentes torna-se uma tarefa ainda mais difícil, mas é importante contar aos familiares e amigos o mais cedo possível, evitando avaliação e comentários fora da realidade.
Qual a idade para iniciar o tratamento?
 
 
 
Não existe idade pré-definida. A idade ideal é logo após o nascimento por causa do relacionamento humano do paciente com o seu meio social. O lábio pode ser reparado nos primeiros meses de vida. O céu da boca leva mais tempo. 
 
As datas exatas dessas intervenções cirúrgicas dependem do desenvolvimento do bebê e é determinado pela equipe técnica. Haverá sempre uma avaliação do médico pediatra.
Convivendo/ Prognóstico
 
 
 
Lembre-se que a Fissura Lábio-Palatal não passa de uma malformação dos lábios, não atrapalhando a capacidade mental. Por isso, o fissurado deve ser tratado com respeito, carinho e compreensão, assim como qualquer outra pessoa.
 
 
Os bebês que têm Fissura Lábio-Palatal merecem uma atenção especial, principalmente na hora da alimentação. O leite materno é o melhor alimento para a criança; os bebês fissurados devem ser amamentados no peito; quando não for possível, coloque o leite do seio na mamadeira e dê ao bebê.
Tenha cuidado para evitar que a criança se afogue quando estiver sendo alimentada.
 
 
 
Na hora de dar de mamar, coloque o bebê quase de pé. Caso o bebê engasgue, basta incliná-lo de cabeça para baixo para desengasgar. Use calços nos pés da cabeceira do berço, assim você pode deitar o bebê de bruços sem usar travesseiros.
 
 
Procure no seu Posto de Saúde por bicos e mamadeiras especiais que facilitam a alimentação de crianças fissuradas. Sempre deve ser feita a limpeza na região da fissura. Lave as mãos sempre que for alimentar o bebê. Depois de toda alimentação, faça a limpeza da boca com um cotonete úmido e água limpa. Se a criança já tiver dentes, um adulto deve ajudá-la com a escova de dente.
Como você pode ajudar?
 
 
Sempre que tiver conhecimento de um caso de Fissura Lábio-Palatal, entre em contato com o serviço especializado para agilizar o início do tratamento. Dê todas as informações necessárias para que o paciente ou familiar fique esclarecido sobre a Fissura Lábio-Palatal e seu tratamento. Muitas vezes, eles acham a fissura mais séria do que realmente é.
 
 
Lembre-se: fissura não significa atraso mental. Trate o fissurado como uma pessoa normal, que precisa de atendimento médico. Muitas vezes, a fissura prejudica a capacidade de comunicação do fissurado, sendo confundida erroneamente com algum tipo de dificuldade mental.
 
 
 
O fissurado tem uma capacidade mental normal. Por isso ele deve ser tratado de maneira adequada e com respeito. O tratamento da fissura deve começar o quanto antes. A partir do primeiro mês de vida já tem início o processo de avaliação e preparação do recém-nascido para a cirurgia que, geralmente, ocorre aos seis meses de vida.
 
 
 
Os pacientes adultos também passam pelo mesmo processo clínico, porém, há uma preocupação maior com a readaptação do indivíduo à sociedade.