Geral

Controladoria adere ao Outubro Rosa com palestra sobre o câncer de mama

28/10/2016
Controladoria adere ao Outubro Rosa com palestra sobre o câncer de mama

A Controladoria Geral do Estado (CGE) promoveu, nesta quinta-feira, uma ação interna com os servidores para falar sobre o combate ao câncer de mama. A iniciativa foi fruto de uma parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A médica ginecologista Yana Cabral de Oliveira falou sobre prevenção, fatores de risco e os tipos de exame que detectam a doença.

Dra. Yana enfatizou que a chance de cura é de 95% quando há diagnóstico precoce. Também fez demonstração para detectar nódulos no autoexame. “A prevenção pode ser feita com o exame clínico, autoexame e exames complementares. Muitas vezes, as mulheres deixam de fazer não por falta de conhecimento, mas, sim, pelo temor de descobrir a doença. Quanto antes descobrir, mais fácil será conseguir a cura”, disse a especialista. Em um seio artificial, as servidoras puderam simular a sensação de detectar o nódulo.

 

A médica também alertou quanto aos fatores de riscos, como histórico familiar, mulheres que tiveram a primeira menstruação precoce, menopausa com mais de 50 anos, consumo excessivo de álcool e cigarro, excesso de peso, entre outros.