Geral

Com base no Ideb, Secretaria de Educação planeja com escolas ações para 2017

17/10/2016
Com base no Ideb, Secretaria de Educação planeja com escolas ações para 2017
Estratégias visam melhorar o ensino fundamental.Fotos: Valdir Rocha e José Demétrio

Estratégias visam melhorar o ensino fundamental.Fotos: Valdir Rocha e José Demétrio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu gerentes regionais de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas ofertantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) para discutir os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Conduzido pela secretária-executiva da Educação, Laura Souza, e demais técnicos da Seduc, o encontro, realizado nesta segunda-feira (17) no Cepa, também apresentou um planejamento estratégico para o ano de 2017.

“A partir dos resultados que encontramos no Ideb, teremos um planejamento que envolverá Seduc, Gerências Regionais de Educação (Geres) e escolas em uma grande mobilização para a melhoria do ensino aprendizagem, trabalhando de forma articulada as várias atividades existentes nas unidades de ensino”, explica Laura Souza.

Planejamento – Dentre os encaminhamentos apresentados para 2017 e que mobilizarão Seduc, Geres e escolas estão a garantia de que as unidades de ensino iniciem o ano letivo sem carências e com todas as condições para funcionamento; ações para a redução da reprovação e abandono escolar e melhoria da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. Neste último caso, a ideia é que as turmas de 6º e 9º anos tenham duas aulas a mais destas duas disciplinas de forma a recuperar as deficiências de aprendizagem existentes.

“Para isso, nossa meta é intensificar a atuação dos laboratórios de aprendizagem em nossas escolas. Também estamos adquirindo novos computadores para equipar os laboratórios de informática e, em novembro, pretendemos publicar o edital para seleção de articulares de ensino, que terão uma função muito importante no que concerne à parte pedagógica da escola”, informa Laura Souza.

A ampliação dos centros de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a implantação de centros de formação em todas as Geres completam o cronograma de encaminhamentos para 2017.

Compromisso – Os educadores presentes à reunião elogiaram a iniciativa do encontro e as atividades apresentadas para o ano que vem.

“As apresentações relativas ao Ideb foram muito esclarecedoras e os encaminhamentos para 2017 mostram o compromisso do Governo do Estado em mudar os índices educacionais de Alagoas”, afirma Jacia Magna Freitas, coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Integral Joaquim Diégues, em Viçosa.

Andréa Dantas, diretora-geral da Escola Estadual Professora Ruth Mendonça, em Penedo também destacou a importância do encontro.

“Para nós gestores, foi muito bom sabermos desta iniciativa de se buscar o início do ano letivo sem carência, pois esta ação será fundamental para combater a reprovação e o abandono”, avalia a diretora.

Prêmio – A secretária-executiva da Educação, Laura Souza, também aproveitou a ocasião para divulgar dois eventos: o I Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoas, que será realizado de 23 a 25 de novembro, no Cepa e o Prêmio Destaques da Educação, cujas inscrições podem ser feitas até quinta-feira (20) nas sedes das Geres. O prêmio visa reconhecer a inovação pedagógica e incentivar e valorizar experiências curriculares bem-sucedidas no âmbito da rede pública estadual.

“Temos excelentes ações e projetos na rede estadual e estes dois eventos são oportunidades para divulgar estas iniciativas. Por isso, é importante incentivarmos todos a participar”, frisa Laura Souza.