Geral

Colégio Militar Tiradentes é destaque no Enem entre as escolas públicas de Alagoas

05/10/2016
Colégio Militar Tiradentes é destaque no Enem entre as escolas públicas de Alagoas
Criado em 28 de novembro de 1996, Colégio Tiradentes tem como missão educar os dependentes de policiais militares e da comunidade em geral (Foto: Ascom/PMAL)

Criado em 28 de novembro de 1996, Colégio Tiradentes tem como missão educar os dependentes de policiais militares e da comunidade em geral (Foto: Ascom/PMAL)

No ranking das escolas públicas de Alagoas, o Colégio Tiradentes – unidade Maceió, mantido pela Polícia Militar de Alagoas, conquistou, mais uma vez, a primeira colocação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, com a média de 514,87 pontos. O resultado foi divulgado na tarde desta terça-feira (4), pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Criado pelo Inep, em 1998, o Enem tem por objetivo avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Os concluintes do ensino médio são submetidos a provas objetivas, por áreas do conhecimento, além de uma redação.

Para o diretor-geral do Colégio Tiradentes, tenente-coronel PM Carlos Azevedo, o resultado do Enem reflete o trabalho integrado de professores da rede pública e militares, com foco na educação continuada.

“Nosso planejamento pedagógico estimula no aluno a busca pelo conhecimento, onde o docente promove a transversalidade e interdisciplinaridade do conteúdo visto em sala de aula. Atividades lúdicas, aulas de campo e projetos de incentivo ao saber e domínio da ciência são desenvolvidos pelos alunos com supervisão dos professores”, afirma o tenente Azevedo.

Colégio Militar

O Colégio da Polícia Militar de Alagoas, conhecido como Tiradentes, unidade Maceió, foi criado em 28 de novembro de 1996. Atualmente, conveniado com a Secretaria de Estado de Educação, é um dos órgãos de ensino da Polícia Militar, que tem como missão educar os dependentes de policiais militares e da comunidade em geral, do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e do ensino médio, da 1ª a 3ª série, que hoje se enquadram nos níveis qualificados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como educação básica.

Educando com cidadania

Os pais que optam pelo Colégio Tiradentes para realizar a educação de seus filhos desejam que estes absorvam a cultura, a disciplina, os valores morais e a cidadania estimulada pela hierarquia do mundo miliciano, conscientes de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de atuação no futuro.

Ingresso de novos alunos

Anualmente, o Colégio Militar Tiradentes realiza processo seletivo para ingresso de novos alunos. É realizado por meio de concurso de admissão do 6º ano do ensino fundamental a 2ª série do ensino médio. Em Arapiraca, as vagas ofertadas compreendem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Nas duas unidades de ensino, as vagas são preenchidas pelas maiores notas obtidas no processo seletivo.