Geral

Biodigestor de baixo custo será apresentado em Dia de Campo

15/10/2016
Biodigestor de baixo custo será apresentado em Dia de Campo

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) promove, na terça-feira (18), Dia de Campo com o tema Biodigestor: alternativa para produção de energia elétrica a partir de resíduos animais. O evento, fruto de parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será realizado no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), às 9h.

O Dia de Campo, que reunirá profissionais da área rural, agricultores e estudantes, tem como objetivo promover a divulgação de inovação tecnológica de baixo custo aos produtores da bacia leiteira alagoana. A atividade será conduzida pelo pesquisador da Emater-AL, José Hélio Barbosa, cujo biodigestor é objeto de estudo em sua dissertação de mestrado.

Para a diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Emater-AL, Joseani Castro, o Dia de Campo vai ser muito importante para divulgação da tecnologia.

biodigestor

Biodigestor

“O biodigestor pode ser um grande aliado da agricultura familiar e do meio ambiente, à medida que reutiliza resíduos animais, transformando-os em biofertilizantes e, em consequência, fazendo com que o agricultor utilize menos insumos químicos no campo. Outros dois pontos são a produção de energia elétrica e de biogás, o que vai garantir economia na renda desse produtor e também qualidade de vida”, explica Joseani.

Segundo a gestora, o grande diferencial desse material é sua construção a baixo custo em comparação com outros sistemas de biodigestão encontrados no mercado. “Não temos um valor definido, mas estima-se que o custo total saia em torno dos quatro mil reais, valor três vezes menor do que outros sistemas de biodigestão”, afirma.