Cidades

Arapiraca completa 92 anos de emancipação neste domingo

29/10/2016
Arapiraca completa 92 anos de emancipação neste domingo
Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

A cidade de Arapiraca a mais importante do interior do Estado completa 92 anos da sua emancipação politica e social com uma vasta programação elaborada pela prefeita Célia Rocha e sua equipe. De acordo com a programação, a partir das 07h acontece a Corrida da Emancipação tendo como local o Parque Ceci Cunha no centro da cidade.

As 07h30 será celebrada Missa em Ação de Graças na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho no Largo Dom Fernando Gomes. As 08h30 haverá o hasteamento dos pavilhões do Brasil de Alagoas e Arapiraca em frente à Concatedral com a presença de autoridades, prefeita Célia Rocha, vice-prefeito Yale Fernandes e o presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Márcio Marques.

As 09 h acontece a solenidade de entrega do Selo de Arapiraca a honrosos servidores que contribuíram nas diversas áreas do desenvolvimento do município e em seguida, entrevista coletiva da prefeita Célia Rocha e vice-prefeito Yale Fernandes tendo como local o auditório da Casa da Cultura na Praça Luiz Pereira lima. As 15h30 será iniciado o desfile escolar e estudantil tendo como local o Largo Dom Fernando Gomes.

Desenvolvimento

Arapiraca é um município pertencente à Microrregião do Agreste do Estado e distante 128 quilômetros da capital e localizado no centro do Estado. Sua população de acordo com dados do IBGE é de 231.053 habitantes. Sua área é de 367,5 quilômetros quadrados sendo que 8.687,4 quilômetros quadrados estão localizados no perímetro urbano.

O desenvolvimento da cidade foi iniciado na década de 1970 quando a cultura fumageira atingiu sua fase positiva concorrendo para o seu desenvolvimento econômico. Atualmente a cidade é sede de importantes empresas de grande e médio porte que garantem o desenvolvimento e oferecem impulso a economia local.

Arapiraca conta com o Arapiraca Garden Shopping empresas de grande porte como Grupo Coringa, Distribuidora Asa Branca, Andrade S. Pessoa redes de supermercados Unicompra e 15 de novembro, Industria Araforros. Na área da comunicação conta com as emissoras de rádio Novo Nordeste AM e FM, Pajuçara FM, 96 FM, Gazeta FM. Nova FM, Imprima FM e a Voz do Povo a Voz de Deus.

A cidade conta com um semanário, o Jornal de Arapiraca que completa um ano de atividades neste 30 de outubro. No ensino superior a cidade conta com o Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).