Geral

Alunos do Ifal desenvolvem plataforma para vender calçados a pessoas amputadas

04/10/2016
Alunos do Ifal desenvolvem plataforma para vender calçados a pessoas amputadas

O estudante Francisco André ainda era criança quando perdeu a perna direita em um acidente de trânsito. Desde então, precisa descartar sempre o par esquerdo de todos os calçados que compra. Mas, aos 19 anos, ele transformou o problema em uma oportunidade. Junto aos estudantes Isaías Christian e Karla Valéria e ao professor Vinícius Galvão, Francisco criou a “Pé Certo”, uma plataforma para vender calçados a pessoas que não possuem um dos membros inferiores.

Em média, o Brasil realiza cerca de 45 mil cirurgias de amputação de membros por ano somente pelo SUS (49.165 em 2011; 44.792 em 2012). Estima-se que as amputações do membro inferior correspondam a 85% desse total, a maioria em pessoas do sexo masculino, em decorrência de complicações do diabetes, acidentes de trânsito e ferimentos por arma de fogo.

“E a compra de calçados para essa população é um grande problema, porque gera perda de dinheiro e o descarte desnecessário de um produto que não vai completar seu ciclo de vida”, diz Francisco, que, assim como Isaías, é aluno de Guia de Turismo no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Marechal Deodoro. Já Karla é aluna de Hotelaria do Campus Maceió. Vinícius Galvão é professor da Faculdades Raimundo Marinho.

A Pé Certo foi a terceira colocada na última edição do Startup Weekend, realizado em Penedo no mês de setembro. Agora, os estudantes irão receber qualificações para colocar a ideia em prática. O grupo também se destacou na 4ª Competição de Ideias Arretadas, promovida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifal.