Geral

Turismo acessível em Maceió atrai visitantes nacionais e internacionais

08/09/2016
Turismo acessível em Maceió atrai visitantes nacionais e internacionais
Algumas jangadas que fazem passeios para as piscinas naturais da Pajuçara, por exemplo, são adaptadas para realizar o transporte de cadeirantes. Divulgação

Algumas jangadas que fazem passeios para as piscinas naturais da Pajuçara, por exemplo, são adaptadas para realizar o transporte de cadeirantes. Divulgação

As paralimpíadas começam nesta quarta-feira (7) no Rio de Janeiro e Alagoas conta três representantes com chances reais de medalha no evento: o velocista Yohansson Nascimento, e os atletas de arremesso de peso Marivana Oliveira e Jonathas Santos.

Os três atletas nasceram em Maceió, a capital do Nordeste com maior número de quartos adaptados e que apresenta estrutura acessível para possibilitar uma experiência de lazer para públicos diversos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de limitação, o que representa 23,9% da população do País.

As praias da capital alagoana são de fácil acesso e seguras para quem necessita de atenção especial. Algumas jangadas que fazem passeios para as piscinas naturais da Pajuçara, por exemplo, são adaptadas para realizar o transporte de cadeirantes.

O projeto Praia Acessível, criado em 2015, também promove atividades adaptadas na orla marítima. A iniciativa inclui banho de mar assistido com cadeiras anfíbias, bocha adaptada e stand up paddle para cadeirantes. Além disso, todo o contorno da Orla de Maceió apresenta piso adaptado para deficientes visuais.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Helder Lima, a característica principal do alagoano é receber bem, oferecendo ao visitante uma estrutura cada vez mais adequada.

“Alagoas tem a marca de receber muito bem o turista, não só com o sorriso, mas também oferecendo condições para acomodar e possibilitar o lazer de todos”, afirmou Lima.

Maceió conta também com outros atrativos turísticos adaptados. Localizados na Associação Comercial, em Jaraguá, o Museu da Tecnologia do século XX possui acessibilidade total e o Museu do Comércio possui instalações propícias para pessoas com dificuldade de locomoção.