Geral

Trump diz que Putin é melhor líder que Obama

08/09/2016
Trump diz que Putin é melhor líder que Obama

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, elogiou com insistência na quarta-feira (7) as qualidades como líder do presidente russo, Vladimir Putin, e considerou que eram muito superiores às de seu colega americano, Barack Obama.

“Estimo que teria uma relação muito boa com Putin (…) Foi um líder, muito mais que o nosso presidente”, disse o milionário, em uma defesa muito maior do que as que fez no passado em relação ao russo.

“Não foi o presidente russo que invadiu a Crimeia e apoia Bashar al-Assad na Síria?”, perguntou a Trump o jornalista da NBC, Matt Lauer. Trump respondeu: “Você quer que eu comece a enumerar as coisas que o presidente Obama fez neste mesmo tempo?”.

Em conferência no Laos, Obama considerou a declaração de Trump completamente “inaceitável e ultrajante”.  

A três semanas de um primeiro debate muito esperado, e a dois meses das eleições que designarão o sucessor de Obama, o magnata imobiliário compartilhou o mesmo cenário de televisão – embora não no mesmo momento – com a candidata democrata Hillary Clinton.

No início da semana, Hillary expressou sua profunda inquietação pelas “graves” interferências de Moscou nas eleições presidenciais americanas.

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou de conferência de encerramento de Asean, no Laos (Foto: Jonathan Ernst/ Reuters)

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou de conferência de encerramento de Asean, no Laos (Foto: Jonathan Ernst/ Reuters)

Um de cada vez e na defensiva – Hillary pela questão dos e-mails que afetou sua campanha, e Trump por sua falta total de experiência em matéria de defesa e política externa – os dois rivais garantiram estar prontos para assumir o papel de comandante da primeira potência mundial.

Trump, que afirma estar “totalmente preparado” para exercer o poder graças a sua experiência no mundo dos negócios, insistiu em sua vontade de transformar as relações com a Rússia, atualmente em seu nível mais baixo desde o fim da Guerra Fria.

O republicano prometeu um forte aumento no orçamento de defesa se chegar à presidência dosEstados Unidos e disse que ordenará que as forças armadas apresentem em um prazo de 30 dias um plano para derrotar o grupo Estado Islâmico.