Política

Tropas federais vão fazer reforço em municípios alagoanos

19/09/2016
Tropas federais vão fazer reforço em municípios alagoanos
A necessidade de segurança em Palestina também foi reforçada pelo Ministério Público Eleitora. (Foto: Reprodução/Internet)

A necessidade de segurança em Palestina também foi reforçada pelo Ministério Público Eleitora. (Foto: Reprodução/Internet)

Mais dois juízes eleitorais solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) o envio de tropas federais para reforçar a segurança durante a realização das eleições deste ano. Desta vez, os alvos dos pedidos são os municípios de Palestina e Senador Rui Palmeira, no Sertão do estado.

Na última semana, os juízes que atendem aos municípios de Maragogi, Japaratinga e Chã Preta fizeram pedidos semelhante. Segundo os magistrados, o clima de violência nesses locais durante o período eleitoral é motivo de preocupação.

No caso de Palestina, o juíz Edivaldo Landeosi, da 11ª Zona, anexou ao pedido feito ao TRE requerimento feito pela coligação “Unidos Por Nossa Gente”, onde é de reforço policial e de tropas federais. Segundo ele, o pedido se deve ao histórico de violência, baseado nos pleitos de 2012 e 2014.

Além disso, ao pedido também foi anexado um abaixo-assinado, com cerca de 100 assinaturas de moradores do município. “Analisando os requerimentos e documentos apresentados, verifico que são procedentes os temores de perturbação dos trabalhos eleitorais, em razão do que venho solicitar o reforço da segurança”, explica o magistrado.

A necessidade de segurança em Palestina também foi reforçada pelo Ministério Público Eleitoral, baseado em ocorrências registradas em eleições passadas.

O órgão também alistou fatos e pessoas que estão envolvidas nas eleições deste ano e que tem antecedentes criminais, que colocariam em risco a realização das eleições e a integridade dos participantes.

Senador Rui Palmeira
No caso de Senador Rui Palmeira, o pedido também foi feito com base em solicitação feita por uma coligação. Na solicitação feita pelo juiz Carlos Henrique Pita Duarte, da 51ª Zona, constam alguns homicídios registrados no município, que teriam relação com o período eleitoral e a suspeita de compra de votos.

“Com relação ao pedido, esse magistrados concorda com o pleito, em razão do histórico de violência na região durante os pleitos eleitorais pretéritos”, disse o juiz no pedido feito ao TRE.

Ambos os pedidos devem ser analisados pelo pleno do TRE, que decidirá se os envia ou não para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso seja aceito, o envio das tropas será providenciado.

Maragogi e Japaratinga
O juiz da 25ª Zona Eleitoral, Diogo de Mendonça Furtado, solicitou o envio de tropas federais na última quinta-feira (15). Segundo ele, a preocupação não é só com os moradores e candidatos, mas também com os turistas que frequentam a região.

“As campanhas eleitorais no âmbito desta 25ª Zona Eleitoral são marcadas por ameaças, intimidações, provocações, discussões acaloradas e intensa troca de ofensas, como foi relatado em ofício encaminhado pela representante do Ministério Público local”, alega o magistrado.

Segundo o TRE, Maragogi lidera o ranking de denúncias de crimes eleitorais feitas pelo aplicativo “Pardal”, lançado pela Justiça Eleitoral.

Chã Preta
O pedido para Chã Preta foi feito pela juíza da 5ª Zona Eleitoral, Lorena Carla Santos Vasconcelos. Segundo ela, na última eleição houve até troca de tiros.

“Além do mais, imprescindível evidenciar que tal ajuízo já vem sendo prestado há anos, dada a real necessidade de se resguardar o processo eleitoral no município”, afirma a magistrada.

Além destes, já houve pedido de reforços também para os municípios de Rio Largo, que foi deferido, BatalhaJacaré dos HomensBelo Monte, que tiveram os pedidos indeferidos, Roteiro,Pilar e Piaçabuçu.