Cidades

Três comunidades em fase final do Pequenas Obras, Grandes Mudanças

28/09/2016
Três comunidades em fase final do Pequenas Obras, Grandes Mudanças
O Pequenas Obras, Grandes Mudanças, além dos benefícios físicos de mobilidade urbana, tem levado, acima de tudo, cidadania às pessoas mais carentes da capital, graças ao esforço do Governo de Alagoas. (Foto: Adaílson Calheiros)

O Pequenas Obras, Grandes Mudanças, além dos benefícios físicos de mobilidade urbana, tem levado, acima de tudo, cidadania às pessoas mais carentes da capital, graças ao esforço do Governo de Alagoas. (Foto: Adaílson Calheiros)

Transformar a vida do cidadão que mais precisa das ações do poder público. É isso que o Governo do Estado vem fazendo com o programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças. Em andamento há quatro meses, três das onze comunidades maceioenses beneficiadas já avançam para a fase final das obras.

 

As grotas da Iraci, Pau D’Arco e Aterro tiveram as escadarias e passeios construídos e já estão recebendo as obras de construção dos pontilhões e instalação dos corrimãos das escadarias, além dos serviços de pintura e acabamento nas casas dos moradores mais carentes.

 

Na grota do Pau D’Arco, no Jacintinho, serão construídos cinco pontilhões, tendo um já concluído. No bairro do Benedito Bentes, na grota da Iraci, foram construídos dois pontilhões e no Aterro, no Novo Mundo, estão sendo feitos três desses equipamentos urbanos que promovem mais mobilidade, conforto e segurança aos moradores.

 

Paulo Bandeira, engenheiro da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, explica as características dos pontilhões que estão sendo instalados nas grotas e ressalta a qualidade dos equipamentos públicos.

“Os pontilhões são compostos por uma estrutura mista entre metal e concreto armado. A estrutura recebe tratamento para ferrugem e isso garante a durabilidade desses aparelhos que podem levar até trinta anos para serem substituídos. O tamanho varia de acordo com cada situação, podendo ter de três até doze metros”, explica o profissional.

 

Programa resgata cidadania aos menos favorecidos

 

Morador da grota do Pau D’Arco, Antônio da Silva, conta que as obras transformaram a realidade de quem vive na comunidade consideravelmente. “Aqui só tinha lixo e tudo que não prestava, era despejado aqui. O pontilhão antigo era só um ‘pau que não passava nem galinha’ e agora a ponte está toda renovada e a gente pode passar livremente”, comemora.

 

Além dos pontilhões e passeios, o programa constrói e recupera todas as escadarias das grotas beneficiadas. Somente na comunidade do Pau D’Arco foram construídas e reformadas 27 escadarias, um total de três mil metros lineares de construção.

 

Cícero Pereira mora na grota do Pau D’Arco, há 20 vinte anos, e trabalha como segurança noturno. Ele conta que pensava em se mudar da grota antes das melhorias promovidas pelo Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

“Nós já vínhamos há anos ouvindo promessas e vivendo na lama, literalmente. Não faziam nada pela gente. Nós pensávamos, inclusive, em se mudar daqui, só que, devido a condições financeiras, nunca conseguimos. Com a chegada do Pequenas Obras, Grandes Mudanças nosso grau de satisfação aumentou 100%. Hoje não preciso mais sair daqui. As escadarias melhoraram demais a nossa mobilidade. Graças a Deus, nosso sonho foi realizado”, conta emocionado.

 

Mobilidade e intervenções levam dignidade a moradores    

 

Já na grota da Iraci, no Benedito Bentes, foram construídas e revitalizadas oito escadarias, todas instaladas com corrimão e pintura. Na grota do Aterro, no Mundo Novo, três escadarias foram construídas e também recebem os serviços de instalação dos corrimãos e pintura.

A auxiliar de cozinha Cícera Maria dos Santos Cruz, moradora da grota do Aterro, conta, enquanto sobe as escadas para ir ao trabalho, como eram as escadarias antes do Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

“Aqui era péssimo. Eu cheguei a cair três vezes nas escadas velhas e quebradas. Quando chovia, pra gente descer e ir sentido à Avenida Rotary era muito ruim. Agora está maravilhosa, a gente tem qualidade de vida e eu tenho orgulho da onde moro”, celebra Cícera.

O programa

 

O Pequenas Obras, Grandes Mudanças promove obras de mobilidade urbana em onze comunidades de Maceió. Além da grota do Pau D’Arco, Iraci e Aterro, o programa atende as comunidades de Alto da Boa Vista, Macaxeira, Arroz, Pica-Pau, Piabas, Cigano e Canaã, Divaldo Franco.

Em todas essas comunidades estão sendo construídas e recuperadas escadarias, pontilhões – ambas com corrimão -, e implantados passeios, canaletas e muros de arrimo. O objetivo é que até o fim da gestão Renan Filho, todas as 76 grotas da capital sejam atendidas pelo programa, beneficiando 250 mil maceioenses. A previsão é que sejam construídos 23 quilômetros de escadarias, 29 mil metros quadrados de passeios e 69 pontilhões.