Política

TRE/AL e Conseg discutem ação de policiais nas eleições municipais

06/09/2016
TRE/AL e Conseg discutem ação de policiais nas eleições municipais

Na tarde desta terça-feira (06), representantes do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) discutiram com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, a atuação de policiais militares que estariam fazendo segurança particular em atos de campanha política no interior de Alagoas.

Na oportunidade, o presidente do Conseg, juiz Maurício Brêda, entregou ao presidente do Tribunal um expediente narrando um incidente ocorrido na 17ª Zona Eleitoral, mais especificamente no município de São Luiz do Quitunde, fato que levou o promotor eleitoral responsável a reclamar por providências junto ao Conselho.

“Vários juízes e promotores eleitorais estão reclamando por providências relacionadas ao mesmo tema e o assunto foi amplamente discutido durante recente encontro de magistrados e segurança pública, o que ensejou reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública com vistas a encontrar mecanismos que indiquem soluções para a problemática”, evidenciou Maurício Brêda.

Também presentes, os conselheiros Dilmar Camerino e Antônio Carlos Gouveia narraram reclamações de juízes e promotores em relação ao clima de insegurança e violência que se instaura em algumas cidades alagoanas no período eleitoral.

“Esses policiais estão atuando como seguranças de candidatos e instaurando um clima de intimidação e violência nos eleitores, especialmente quando expõem suas armas de fogo durante a realização de eventos públicos”, ressaltou o procurador de Justiça Dilmar Camerino.

O presidente do TRE/AL, Sebastião Costa Filho, levará o assunto ao conhecimento dos demais integrantes do Pleno da Justiça Eleitoral alagoana na sessão da próxima quinta-feira (08), onde ficará definida a postura do Tribunal acerca do assunto.