Brasil

Tênis feito de lixo marinho e abrigo desmontável para refugiados: Museu do Design escolhe melhores projetos do ano

02/09/2016
Tênis feito de lixo marinho e abrigo desmontável para refugiados: Museu do Design escolhe melhores projetos do ano
Foto: Design Museum / BBCBrasil.com

Foto: Design Museum / BBCBrasil.com

O Museu do Design de Londres abre em novembro a exposição com os indicados à nona edição do prêmio Beazley Designs of the Year 2016: projetos que incluem um tênis feito de plástico reciclado retirado dos oceanos, um abrigo para refugiados com isolamento térmico e a capa do último álbum de David Bowie.
Os indicados – divididos nas categorias arquitetura, digital, moda, gráfico, produto e transporte – não são apenas objetos e gadgets futurísticos, móveis de luxo ou grandes projetos arquitetônicos. Isso porque o prêmio também funciona como uma bússola das preocupações e ansiedades da sociedade e da comunidade internacional de designers e arquitetos.

Publicidade

Há projetos que se concentram em transporte, como o aplicativo que proporciona uma navegação mais simples para ciclistas em cidades e o capacete que emite sinais de luz a outros motoristas.

Veja abaixo alguns dos indicados ao prêmio.

Um dos projetos indicados para o prêmio Beazley é o criado pela rede de loja de móveis sueca Ikea de uma barraca desmontável para famílias de refugiados. O projeto, criado em parceria com a agência de refugiados da ONU, é o de um abrigo temporário para pessoas que tiveram que abandonar suas casas devido a guerras ou desastres naturais. O abrigo é de fácil montagem: é feito de painéis laminados isolantes e protegidos de raios ultravioleta, que podem ser encaixados uns com os outros.
A Adidas criou, em parceria com a organização ambientalista Parley for the Oceans, um projeto que envolve novas tecnologias para reciclar lixo retirado dos oceanos. A parceria foi anunciada na ONU em 2015 com o lançamento de um conceito para um tênis feito a partir de redes de pesca e resíduos plásticos encontrados no mar. Em junho de 2016, a o projeto conceito virou realidade e a parceria lançou cem pares do tênis de corrida Adidas Parley.
A capa do último álbum de David Bowie foi criada pelo designer Jonathan Barnbrook, com o símbolo de uma estrela negra da Unicode (a organização que padroniza códigos dos emojis). O símbolo, que pronuncia-se Blackstar, foi criado usando elementos de fonte aberta – tanto que que se transformou em trabalho de fonte aberta depois da morte de Bowie, o que permitiu que os fãs interagissem e usassem o design. Foi indicada na categoria gráfica.
Indicado na categoria digital, o SH: 24 é um serviço de saúde sexual que fornece exames, informações e aconselhamento online. Criado a partir de uma parceria entre os chamados councils de Londres (equivalentes a subprefeituras) e o serviço público de saúde britânico, o NHS, tem como objetivo desafogar as unidades físicas de saúde. O usuário do serviço online SH:24 recebe em casa kits de exames para verificar doenças como clamídia, sífilis, gonorreia e HIV, manda as amostrasao laboratório e recebe os resultados viamensagem de texto confi’dencial.
Na categoria produto também foi indicado o “livro potável”. O projeto quer conscientizar as pessoas sobre a crise da água, combinando filtros de papel que podem matar bactérias com informações impressas neles. Basta arrancar qualquer página do livro e ela vai se transformar em um filtro com nanopartículas de prata que pode purificar cem litros de água.
Ainda na categoria de produtos, um projeto almeja eliminar o uso de canudinhos por astronautas. A xícara de café espacial é resultado de experiências realizadas no ambiente de pouca gravidade da Estação Espacial Internacional. Ali, os astronautas geralmente consomem líquidos através de canudinhos colocados em sacos plásticos lacrados para evitar que se espalhem. Agora, a “xícara espacial” usa a tensão da superfície, propriedades dos líquidos e um formato único para dispensar os canudos e levar o líquido diretamente para a boca do astronauta.

Indicado na categoria transporte, o BeeLine é um dispositivo de navegação simplificado voltado para ciclistas. Em vez de dar instruções a cada passo do caminho, o BeeLine deixa o ciclista escolher sua própria rota, mas ao mesmo tempo guia-o na direção de seu destino, em um processo parecido ao de uma bússola.
Ainda na categoria transporte, o Lumos é um capacete inteligente com luzes integradas, que dá sinais de freio e de seta. Equipado com um acelerômetro, o Lumos detecta quando o ciclista está diminuindo a velocidade e, automaticamente, mostra o sinal de freio para que as pessoas que estão vindo logo atrás enxerguem facilmente. O projeto usa recursos oriundos de financiamento coletivo.

O projeto de pictogramas (símbolos simplificados, como aqueles de portas de banheiros) voltados para o atendimento de refugiados foi um dos indicados na categoria gráficos. A ideia do “kit de primeiros socorros para refugiados e ONGs” surgiu durante a crise de refugiados na Europa em 2015. O objetivo é criar instruções simples que podem ser compreendidas por pessoas de várias nacionalidades que chegam aos campos. Os símbolos foram criados em parceria com organizações como a Cruz Vermelha e contemplam vários idiomas e crenças religiosas, além de fornecer informações sobre segurança, abrigo e assistência médica.

Serão escolhidos projetos vencedores em cada categoria e um vencedor geral. O anúncio será efeito em 26 de janeiro de 2017 e todos os indicados estarão em exposição no Museu do Design de Londres entre os dias 24 de novembro e 19 de fevereiro.