Política

Temer nomeia Grace Mendonça como advogada-geral da União

09/09/2016
Temer nomeia Grace Mendonça como advogada-geral da União
A nova advogada-geral da União, Grace Mendonça Divulgação/AGU

A nova advogada-geral da União, Grace Mendonça Divulgação/AGU

Jurista é a primeira mulher a ocupar um cargo no primeiro escalão do governo Temer. Servidora da AGU desde 2001, ela também se torna a primeira mulher a assumir a chefia do órgão, que tem status de ministério.
O presidente Michel Temer nomeou, nesta sexta-feira (09/09), Grace Maria Fernandes Mendonça como a nova titular da Advocacia-Geral da União (AGU), que tem status de ministério. Ela passa a ser, portanto, a primeira mulher a ocupar um cargo no primeiro escalão do governo Temer.

Grace Mendonça também será a primeira mulher advogada-geral da União. A advogada era secretária-geral de contencioso da AGU e substitui Fábio Medina Osório, que foi nomeado por Temer em maio. A assessoria do Planalto, porém, não deu detalhes sobre o motivo da destituição de Osório.

Grace Mendonça é advogada da União desde 2001, tendo ocupado, na AGU, cargos como o de coordenadora-geral do gabinete (2001) e o de adjunta do advogado-geral (2002). Foi também secretária-geral do contencioso entre 2003 e 2016, cargo pelo qual teve a missão de representar a União perante o Supremo Tribunal Federal (STF), onde fez sustentações orais em mais de 60 processos.

Formada em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal, ela tem uma especialização em Direito Processual Civil, sendo também professora titular de Direito Constitucional, Processual Civil e Direito Administrativo na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Temer recebeu duras críticas por não ter incluído nenhuma mulher nos cargos de primeiro escalão de seu governo, que tem 24 pastas com status de ministério.

Esta foi a quarta mudança realizada por Temer em seu gabinete, depois de três ministros se virem forçados a renunciar nas três primeiras semanas do governo por suspeitas de corrupção e de tentativas de obstrução da Justiça.