Política

Sindlojas: Sheila afirmou que o comércio de Palmeira precisa ser resgatado

23/09/2016
Sindlojas: Sheila afirmou que o comércio de Palmeira precisa ser resgatado
 Sindilojas em parceria com a Fecomércio e o Rotary Club realiza a segunda sabatina com a candidata Sheila Duarte

Sindilojas em parceria com a Fecomércio e o Rotary Club realiza a segunda sabatina com a candidata Sheila Duarte

A candidata à Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, Sheila Duarte (PT), da coligação Palmeira dos Índios para todos, foi a segunda participante da Série de Entrevistas promovida pelo Sindilojas Palmeira, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e o Rotary Club, ontem (21). Entre as propostas apresentadas pela candidata, está a viabilização de estacionamentos no centro da cidade, atrativos para o calçadão, investimento em iluminação pública, um shopping a céu aberto, cinema e uma feira de artesanato.

Gestão participativa é a aposta da candidata para Palmeira, caso seja eleita. Segundo Sheila, o plano de emergência para os seis primeiros meses de gestão seria a geração de emprego e renda, resgate da saúde de urgência e emergência, fortalecimento da UPA, desmembrar o Hospital Santa Rita e aumentar os leitos de UTI, que são apenas oito.

De acordo com a candidata, a população de Palmeira terá oportunidade de opinar em assembleia e relatar quais serão as prioridades dos bairros. “Em Palmeira dos Índios não falta dinheiro; falta gestão”, afirmou. Ela ressaltou que sua bandeira é trazer o plano de governo envolvendo a população. Conforme a candidata, mesmo depois de eleita, as assembleias participativas deverão continuar.

Ainda com relação ao setor produtivo, especificamente o comércio de bens, a candidata pontuou que é essencial dialogar com os empresários e levantar os problemas do setor. Segundo ela, 83% da população recebem até um salário mínimo, daí a necessidade de se atrair compradores para o comércio local. Ela sugeriu que os carros que entrem na cidade tenham como rota a passagem pelo comércio. A candidata propôs um projeto em que os empresários invistam em doar bicicletas para seus colaboradores com a propaganda da empresa. De acordo com ela, a medida relativamente simples, auxiliaria o trânsito e proporcionaria qualidade de vida.

 Sobre saneamento básico, Sheila admitiu se tratar de um investimento elevado. No entanto, o retorno pode proporcionar mais recursos para a saúde preventiva.

No que se refere ao esporte, a candidata disse acreditar ser uma das grandes saídas para retirar as crianças e os jovens da condição de risco. “São necessárias escolas. É alarmante a quantidade de crianças fora das escolas em Palmeira”, criticou.

Na área de cultura, a sugestão de Sheila é a construção de um mapa com a proposta também de contribuir com a geração de renda. Além de trilhas nas aldeias indígenas e um mapeamento gastronômico.

SAÚDE

Quanto à saúde do município, Sheila afirmou que não concorda com o fato de a UPA ser gerida por uma Organização Social (OS), pois trabalha com terceirização. “Ela foi feita para quatro médicos e tem apenas dois médicos. É preciso humanizar o atendimento da UPA. Precisa fazer concurso público para a UPA. Precisa buscar esse entendimento e retirar a OS e Palmeira fazer essa gestão até porque somos uma região metropolitana. Precisamos estipular metas para o Secretário de Saúde”, comentou.

Para ela, é necessário melhorar a saúde preventiva, principalmente, do PSF, que são 22. De acordo com ela, na zona urbana, apenas dois PSF têm sede própria, sendo os demais instalados em casas de alugueis.

AGENDA POSITIVA

O presidente do Sindilojas Palmeira, Gilton Lima, fez o lançamento da “Agenda Municipal – Compromisso com o Comércio da sua cidade”, entregando-a à candidata. O documento foi elaborado pela Fecomércio em parceria com os sindicatos filiados e sugere medidas de valorização dos comércios locais como forma de estimular o desenvolvimento.

De acordo com o sorteio que definiu as regras da entrevista, no dia 31, houve a participação da Dra. Verônica Medeiros (PMDB), da coligação A verdadeira mudança, avança Palmeira; o candidato Flávio Targino (PRTB) deveria ter sido o segundo entrevistado. No entanto, com a suspensão das atividades pelo juiz eleitoral, a participação de Flávio será hoje (22). Na sequência, o último candidato a ser sabatinado será Júlio César (PSB), da coligação Palmeira quer mudança, no próximo dia 28.