Cidades

Sindlojas: Parcerias será uma das estratégias adotadas por Verônica

01/09/2016
Sindlojas: Parcerias será uma das estratégias adotadas por Verônica
Candidata Dra. Verônica foi a primeira a participar da Série de Entrevistas promovida pelo Sindilojas Palmeira e o Rotary Club, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas

Candidata Dra. Verônica foi a primeira a participar da Série de Entrevistas promovida pelo Sindilojas Palmeira e o Rotary Club, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas

A candidata Dra. Verônica foi a primeira a participar da Série de Entrevistas promovida pelo Sindilojas Palmeira e o Rotary Club, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), na noite da quarta-feira (31). Segundo a postulante, somente no ano passado, a Prefeitura Municipal ficou com um déficit de R$ 600 mil. Para ela, as parcerias serão fundamentais para assegurar avanços no município.

A postulante destacou que presta serviço em Palmeira dos Índios há 34 anos cuidando de pessoas por meio da profissão e na vida pública. Segundo ela, as parcerias já estão sendo viabilizadas por entender que o município não conseguirá fazer quase nada sozinho. “É parceria do governo do Estado, com o presidente do partido que serão primordiais para que a Administração possa avançar. Apoio de outros políticos e temos o apoio do atual prefeito, James Ribeiro”, comentou.

Quanto ao comércio, no sentido de enfrentar a crise, Dra. Verônica afirmou que em curto prazo, considerando o cenário da economia nacional, acredita que o caminho será estimular os Arranjos Produtivos Locais (APLs) fazendo como ação da prefeitura esse estímulo. Ela citou o crédito para micro e pequena empresas por meio da Desenvolve, enfatizando que as micros e pequenas empresas são as que geram empregos e renda nesse País. Outro ponto é preparar os empreendedores com o apoio do Sistema S. Já em médio prazo a meta é a qualificação da mão de obra.

A candidata foi questionada sobre várias temáticas, a exemplo do saneamento básico. “Vamos buscar recursos para conseguir fazer o saneamento básico. Precisamos de técnicos que façam bons projetos, inclusive como prevenção e profilaxia. Estamos vendo as necessidades”, ressaltou.

Outro tema abordado foi a questão da coleta de lixo, para o qual Verônica afirmou que é essencial a cooperação da comunidade para manter a cidade limpa e a execução no que se refere à responsabilidade da gestão. “É preciso enfatizar essa questão nas escolas porque as crianças levam essa informação para casa; orientar a população. Tem que ser um governo participativo. Um governo que ouça. Paralelamente a isso, preciso saber como está sendo feita essa coleta e cobrar que a população ajude”, destacou. Além de implantar a coleta seletiva do lixo.

Quanto ao abastecimento de água, Verônica admitiu que é preciso melhorar mais ainda. No entanto, enfatizou que houve avanços significativos. “Antes chegava água um dia e faltavam seis dias. Houve troca de canos e vários trabalhos que melhoraram o abastecimento”, observou. Indústrias não vêm para a cidade se a infraestrutura não tiver implantada e enraizada. De acordo com ela, a água de beber melhorou muito durante a administração do prefeito James Ribeiro.

Em relação à mobilidade urbana, a candidata explicou que é necessário melhorar a sinalização vertical e horizontal, continuar com as vias asfaltadas. “Não temos um engenheiro de tráfego e precisaremos buscar para viabilizar no sentido de ter estacionamento no comércio, por exemplo. Se não formos buscar recursos fora, nossa Palmeira não vai conseguir avançar. É preciso entender que uma prefeitura é difícil de governar, mas estou disposta e pronta para isso”, afirmou.

No item educação, Verônica assegurou que pretende ampliar o número de escolas em tempo integral. Segundo ela, é um ponto que pode se conseguir em Brasília. “Na escola em tempo integral, a educação não se resume a curricular. A escola integral proporciona também o esporte, teatro, tem alimentação completa”, explicou.

BOAS VINDAS

O presidente do Sindilojas Palmeira, Gilton Lima, deu boas vindas ao público e ressaltou a importância do momento democrático que tem a finalidade de conhecer as propostas que mais possam contribuir com o desenvolvimento do município.

Foi composta uma mesa ocupara pelos representantes do Rotary Club, Sindilojas, a candidata e seu vice.