Geral

Seplag recebe representantes do Ibama para trocar experiências

22/09/2016
Seplag recebe representantes do Ibama para trocar experiências
Reprodução/ Ascom Seplag

Reprodução/ Ascom Seplag

Dando continuidade ao trabalho de aproximação entre as secretarias e órgãos que compõem a administração pública alagoana, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) recebeu, nesta quinta-feira (22), representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para uma reunião sobre questões ligadas às geotecnologias e geoinformações.

Conforme o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila, o encontro teve como intuito estabelecer uma parceria entre as instituições.

“Na reunião, o Ibama nos apresentou diversas soluções tecnológicas livres para a área de geoprocessamento que já são utilizadas por eles. A ideia é que, com estudos e avaliações, essas ferramentas também possam ser utilizadas pelo Governo do Estado”, explicou o superintendente.

Ainda de acordo com Ávila, as funcionalidades apresentadas pela equipe do Instituto permitem que estudos nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente e planejamento territorial possam ser realizados com maior precisão.

“De modo geral, a reunião proporcionou um importante intercâmbio de conhecimentos entre as instituições que participaram. Novas tecnologias poderão facilitar as atividades de órgãos estaduais como a Seplag. O Ibama possui uma grande experiência em geotecnologias e está se dispondo a ajudar Alagoas na disseminação e uso destes conhecimentos”, ressaltou o superintendente.

Para o secretário titular da Seplag, Christian Teixeira, é fundamental que haja parcerias entre órgãos para que processos importantes se desenvolvam.

“A construção de uma nova Alagoas perpassa por várias vertentes. Precisamos construir pontes ao invés de muros. Acreditamos que os órgãos e instituições podem contribuir com aquilo que há de melhor em suas estruturas. Temos certeza que a parceria com o Ibama e com as outras secretarias estaduais trará bons frutos para toda a população”, pontua Teixeira.

Também estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA). A expectativa, conforme a Sinc, é que novos encontros ocorram nos próximos dias. A ideia é que a parceria seja fortalecida com a implementação de novos projetos.