Geral

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia terá programação gratuita

15/09/2016
Semana Estadual de Ciência e Tecnologia terá programação gratuita
Semana é uma ação integrada do Comitê e contará com diversas atividades gratuitas para os mais diferentes públicos(Foto: Thiago Sampaio/Agência Alagoas)

Semana é uma ação integrada do Comitê e contará com diversas atividades gratuitas para os mais diferentes públicos(Foto: Thiago Sampaio/Agência Alagoas)

O Comitê Gestor da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Alagoas definiu, nesta quinta-feira (15), os eixos temáticos que darão origem à Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que acontecerá de 16 a 22 de outubro.

O evento em Alagoas está dentro do calendário nacional da SNCT e é uma ação integrada dos membros do Comitê, que contará com diversas atividades gratuitas para os mais diferentes públicos, coordenadas pela Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Tendo como tema, este ano, ‘Ciência Alimentando o Brasil’, os eixos temáticos que compõe a programação são alimentação, saúde e educação; empreendedorismo e inovação; ciência e comunidade; produção agrícola e setor alimentício; economia e recursos hídricos e ciência e cultura. Cada eixo desse contará com palestras, oficinas, atividades de lazer e exposições.

Para a gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti, Adélia Caroline Félix, esse trabalho integrado tem mostrado o quanto é importante abrir o diálogo entre governo, instituições de ensino e entidades representativas. “A integração dessas instituições, com a criação do Comitê Gestor, deixa claro o quanto é possível realizar grandes ações parceiras”, disse Adélia.

Ela ressalta que, apesar de o evento ser realizado durante o período da semana nacional, todas as ações que acontecem durante o ano de 2016, que tenham sua temática voltada para ciência, tecnologia e inovação, serão computadas como SNCT, fazendo com que Alagoas seja reconhecimento nacionalmente como um forte popularizador da ciência.

“A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia vem para modificar a posição em que se encontra a produção alagoana de CT&I no cenário nacional, fortalecendo o setor”, complementou Adélia.

Participam do Comitê Gestor, representantes de diversos órgãos e secretarias de Estado, universidades públicas e privadas, institutos, além de órgãos como o Sebrae, Federações da Agricultura e Pecuária de Alagoas e das Indústrias de Alagoas (Fiea), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Tags: