Geral

Saúde informa funcionamento de unidades durante o feriado da Emancipação Política

15/09/2016
Saúde informa funcionamento de unidades durante o feriado da Emancipação Política

Durante o feriado da Emancipação Política de Alagoas, celebrado nesta sexta-feira (16), as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irão funcionar em regime de plantão. Para isso, escalas de plantão foram montadas pelos gerentes e supervisores das unidades, visando assegurar o atendimento qualificado, humanizado e eficiente de todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Segundo a Gerência de Atenção Hospitalar da Sesau, todos os hospitais – HGE (Maceió), UE do Agreste (Arapiraca), Ib Gatto Falcão (Rio Largo), Arnon de Melo (Piranhas), Antenor Serpa (Delmiro Gouveia) e Quitéria Bezerra (Água Branca) irão funcionar normalmente no feriado. Procedimento que também será seguido pelos cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió – Denilma Bulhões, João Fireman, Assis Chateaubriand, Dom Miguel Câmara e Noélia Lessa, além do Ambulatório Deyse Breda, dedicado ao cuidado pediátrico.

 

As nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado, localizadas em Palmeira dos Índios, Viçosa, Penedo, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Maragogi e as duas de Maceió – Trapiche e Benedito Bentes – também irão funcionar normalmente. O atendimento também será feito normalmente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a gerente de Atenção Pré-Hospitalar da Sesau, Cristina Calado, as unidades que irão funcionar no feriado estão preparadas para atender a demanda da população. “Essas tiveram as escalas de servidores elaboradas para garantir a saúde e o bem estar físico dos habitantes do Estado”, destacou.

  

O que não funcionará

Durante esta sexta-feira (16), o atendimento aos doadores de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, e no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), em Arapiraca, não irão abrir para captar doadores de sangue. No sábado (17), o Hemoal volta a funcionar das 8h às 12h, já o Hemoar só estará aberto na segunda-feira (19).

 

Também não irão funcionar nesta sexta-feira (16) o Componente Especializado da Assistência (Ceaf), antiga Farmex, e o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), voltando a atender ao público na segunda-feira (19).