Cidades

Sala de Alerta coleta dados sobre o nível dos rios nos municípios

01/09/2016
Sala de Alerta coleta dados sobre o nível dos rios nos municípios
Equipes realizam identificação das cotas de alerta e emergência nos municípios de São José da Laje e União dos Palmares. Fotos: Ascom/Semarh

Equipes realizam identificação das cotas de alerta e emergência nos municípios de São José da Laje e União dos Palmares. Fotos: Ascom/Semarh

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vem realizando, periodicamente, a identificação das cotas de alerta e emergência nas bacias hidrográficas em Alagoas.

Os últimos registros ocorreram esta semana nos municípios de São José da Laje e União dos Palmares, localizados na região da Zona da Mata, que é margeada pelos rios Mundaú e Paraíba.

A equipe da Sala de Alerta, formada pelos meteorologistas Vinicius Pinho, Henrique Mendonça e pelo analista de sistemas, Bruno Castro utilizou, durante os trabalhos, GPS Geodésico para a coleta de informações.

A identificação das cotas de alerta e emergência tem a finalidade de monitorar a quantidade exata do nível dos rios. Com os dados precisamente catalogados, a Semarh disponibiliza em tempo real as informações referentes às condições hidrográficas no site www.semarh.al.gov.br, clicando no banner Boletim Hidrológico.

“Devidamente munidos com as informações, a Semarh segue em alerta. Em caso de algum evento natural, acionamos imediatamente a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros para que seja realizada a remoção das famílias que residem próximos aos rios”, explica o meteorologista Vinícius Pinho.

Após realizar a identificação das cotas de alerta e emergência nos municípios de São José da Laje e União dos Palmares, a Semarh segue um cronograma de monitoramento para conseguir mais dados nas estações hidrometeorológicas em Viçosa, Jacuípe, Pilar, Maceió, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Joaquim Gomes, Paulo Jacinto, Cajueiro, Capela, Atalaia, Brejão, Quebrangulo, Correntes, Canhotinho, Colônia Leopoldina, Palmeirina, São José da Laje, União dos Palmares, Rio Largo, Flexeiras, Porto Calvo, Anadia, Limoeiro de Anadia.