Geral

Policiais civis participarão da paralisação nacional contra PEC 241 de congelamento salarial nesta quarta-feira

20/09/2016
Policiais civis participarão da paralisação nacional contra PEC 241 de congelamento salarial nesta quarta-feira
Reprodução/ Internet

Reprodução/ Internet

Os policiais civis participarão da paralisação nacional de 24 horas nesta quarta-feira (21), contra a PEC 241/2016 e o PLC 54/2016 (PLP 257/2016 durante tramitação na Câmara) que congelam salários e privatizam os serviços públicos.

A concentração será no Complexo de Delegacias Especializadas (Code) em Mangabeiras, a partir das 8 horas. Haverá café da manhã no local.

A paralisação nacional de 24 horas foi aprovada no XVI Congresso Nacional da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e referendada na assembleia do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol).

A PEC 241 impõe limite de gasto público federal à inflação do ano anterior por um período de 20 anos, ou seja, significa o congelamento salarial dos servidores públicos e de investimentos nos serviços públicos. Ao suspender o gasto federal, a PEC 241/2016 desestrutura o financiamento da política social brasileira e elimina a vinculação de receitas destinadas à Educação e ao orçamento da Seguridade Social, que compreende as políticas de Saúde, Previdenciária e Assistência Social. Se considerar os investimentos no período de 2003 a 2015, a PEC 241 teria retirado 3,2 trilhões de reais de recursos federais aplicados na política social. Com a PEC, não haverá reajuste salarial, realização de concurso público, investimentos nos serviços públicos. Essa proposta abre caminho para privatização e terceirização dos serviços públicos.

Nova mobilização: Assembleia geral

Na próxima sexta-feira (23), o Sindpol realizará uma assembleia geral com indicativo de greve a partir das 13 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários. Na assembleia, a categoria definirá o rumo da mobilização pelo reajuste do piso salarial.