Geral

Organização Pan-Americana de Saúde faz visita ao laboratório central

01/09/2016
Organização Pan-Americana de Saúde faz visita ao laboratório central
Iniciativa teve a finalidade de analisar os exames laboratoriais referentes à zika, chikungunya e dengue. Carla Cleto

Iniciativa teve a finalidade de analisar os exames laboratoriais referentes à zika, chikungunya e dengue. Carla Cleto

O Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL) recebeu, nesta quinta-feira (1º), uma representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A iniciativa teve a finalidade de analisar os exames laboratoriais referentes à zika, chikungunya e dengue.

Juliana Leite é consultora de doenças virais e especialista em laboratório, e percorreu todo o setor de laboratórios do Lacen-AL. “Foram observados o fluxo laboratorial e a metodologia adotada para garantir uma padronização desses exames em relação aos demais laboratórios do País”, explicou o gerente do Lacen, Magliones Carneiro, ao justificar o propósito da visita da consultora da Opas.

Segundo o biomédico do Lacen, Jean Ferro, “a consultora analisou os desafios técnicos enfrentados pelo Laboratório Central de Alagoas. Ela também enfatizou a necessidade de atuar com uma parceria técnica para garantir aos alagoanos um atendimento cada vez mais célere e eficaz”, destacou.

Magliones Carneiro lembrou que os exames para detecção do vírus da zika, dengue e chikungunya já são realizados pelo Lacen. Ele ressaltou que eles são feitos utilizando a técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), que é um método de amplificação de DNA.

Magliones ressaltou que, anteriormente, as amostras eram enviadas para o Laboratório Evandro Chagas, no Pará, e havia uma espera para o envio do resultado. “Com o investimento feito no Lacen, Alagoas ganha em celeridade e segurança, especialmente das gestantes e recém-nascidos, que são os pacientes prioritários para a análise”, salientou.