Cidades

Município de Murici ganha nova escola da rede estadual

26/09/2016
Município de Murici ganha nova escola da rede estadual
Obras estão aceleradas na nova unidade de ensino; Marlene Felix e Maria Andreza, moradoras de conjunto habitacional, comemoram construção da escola; obra tem área de dois metros quadrados, com estrutura de doze salas de aula, laboratórios de informática, recreio coberto, além de quadra poliesportiva. (Foto: Valdir Rocha)

Obras estão aceleradas na nova unidade de ensino; Marlene Felix e Maria Andreza, moradoras de conjunto habitacional, comemoram construção da escola; obra tem área de dois metros quadrados, com estrutura de doze salas de aula, laboratórios de informática, recreio coberto, além de quadra poliesportiva. (Foto: Valdir Rocha)

Até o final deste mês de setembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conclui mais uma importante obra: a da nova escola da rede estadual em Murici, uma das sete unidades em construção pelo Governo de Alagoas. A nova unidade de ensino beneficiará famílias do bairro Olavo Calheiros, residencial destinado às vítimas da enchente que atingiu o município e todo o Vale do Mundaú no ano de 2010.

Com investimento de mais de R$ 4,5 milhões em recursos do Governo do Estado, a unidade, construída numa área de dois metros quadrados, contará com uma estrutura de doze salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e de química, sala de leitura, sala administrativas, recreio coberto, banheiros, além de quadra poliesportiva, vestiários e campo society.

Com capacidade para atender cerca de 1.200 alunos, a unidade será disponibilizada à comunidade escolar para o ano letivo de 2017. Mesmo assim, mobiliários já estão sendo providenciados, a exemplo das 500 carteiras escolares a serem destinadas ao local.

Expectativa

Pais de alunos daquela comunidade destacam a importância da chegada da nova escola e falam da expectativa acerca do espaço. É o caso de Maria Marlene Felix e Maria Andreza da Silva. Moradoras do conjunto habitacional desde a sua inauguração, há dois anos, elas comemoram a construção da unidade de ensino, que as permitirá ter seus filhos estudando mais próximos à residência.

“Para nós, será muito bom ter uma escola aqui pertinho. Meus filhos ainda estudam no Centro da cidade  (área que foi bastante afetada pela enchente) e fica difícil até para a gente acompanhar, saber o que está acontecendo. Aqui será melhor”, garantiu Maria Andreza.

Outra que celebra a chegada da escola no bairro é dona Maria Cícera dos Santos. Mãe de cinco filhos, ela também espera ansiosa pela nova unidade escolar. “Vai ser muito bom ​ter uma escola perto de casa e com toda a estrutura”, afirmou.

Referência

Em visita ao local para ver os últimos detalhes da obra, a gerente da 7ª Gerência Regional de Educação (Gere), Elisabete de Melo, acompanhada pela chefe de rede, Elizete Silva, informou que a unidade será uma das candidatas da regional a ser escola de referência para oferta de ensino integral.

“A credibilidade do ensino público está sendo resgatada e tem crescido muito com o ensino integral. E esse modelo de escola representa toda estrutura idealizada pelo educador. Eu sempre sonhei em trabalhar numa escola assim”, declarou a gerente.

“A estrutura é perfeita, ampla, preparada para receber os nossos alunos, que ainda contarão com uma quadra na própria escola. Isto é um sonho”, completou a chefe da rede, Elizete Silva.

Benefícios

Elisabete de Melo pontuou ainda os inúmeros benefícios conquistados por toda a gerência regional, que abrange União dos Palmares, Murici e mais cinco municípios do Vale do Mundaú somente nos últimos dois anos.

Além da nova escola de Murici, ela declarou que mais doze unidades receberam melhorias em sua infraestrutura, dentre elas, as escolas Paulo Sarmento e a Carlos Gomes, ambas em União dos Palmares, esta última selecionada para oferta de ensino integral. A educadora apontou ainda as reformas do ginásio que atendem cinco escolas da rede estadual em União dos Palmares, da piscina semiolímpica e da sede da Gerência Regional, ambas executadas após dez anos de espera.

“Em tão pouco tempo, graças às condições dadas pelo governo, podemos receber e acolher a comunidade e nossos profissionais em espaços dignos. E todos percebem e se sentem valorizados por isto. São avanços que começaram pela infraestrutura, pela melhoria dos espaços, e avançam na gestão, disponibilizando recursos à escola, o que viabiliza e agiliza muita coisa. Além disso, temos a valorização dos nossos diretores, que hoje recebem uma gratificação justa e têm condições de se dedicar ao seu trabalho”, reconheceu Elisabete.